A nova legislação alemã que entrou em vigor a partir desta quinta-feira, 1 de julho, permitirá que os chamados fundos especiais do país invistam em criptomoedas, abrindo um provável caminho para um aumento na exposição dos investidores alemãos para este mercado.
De acordo com a nova legislação posta em vigor, as Spezialfonds, como são chamados localmente os “fundos espaciais” da Alemanha, poderão investir até 20% em criptomoedas.
Um facto nada surpreendente
Este facto já era esperado dada as movimentações da Alemanha neste sentido nos últimos anos, com alguns especialistas em assuntos jurídicos a preverem uma legislação desta natureza há meses.
Por exemplo, Dominik Tyrybon, associado do escritório de advocacia austríaco Schoenherr Attorneys at Law, já previa em maio deste ano que esta legislação traria, sem dúvidas, mecanismos que impulsionariam a posição da Alemanha como um centro de investimento financeiro.
Ora, a previsão do advogado tornou-se um facto e, tal como ele disse, este é um passo importante para legitimar as criptomoedas como uma classe de activos na economia alemã.
Investimento em criptomoedas, o que esperar da nova legislação?
Uma vez aprovada a legislação, os especialistas do mercado esperam agora uma abertura nos investimentos em criptomoedas, tal como disse Dominik Tyrybon:
Os especialistas do mercado já esperam que o novo regulamento liberte investimentos significativos nos mercados de criptomoedas.
O advogado citou ainda estimativas de Sven Hildebrandt, CEO da empresa alemã Distributed Ledger Consulting (DLC), que consideram um potencial fluxo de 350 bilhões de euros (415 bilhões de dólares), caso a abertura se verifique.
Dominik Tyrybon explicou a estimativa nos seguintes termos:
Isso seria cerca de um quinto dos activos de cerca de 1,87 trilhões de euros actualmente amarrados em aproximadamente 4.000 fundos especiais domésticos abertos.
Sobre o documento
A legislação foi elaborada pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Economia e Energia, dirigidos por Olaf Scholz do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) e Peter Altmaier da União dos Democratas Cristãos (CDU), respectivamente.
A implementação da lei segue uma decisão anterior da Alemanha que previa permitir que os bancos vendessem e armazenassem criptomoedas a partir de 1 de janeiro de 2020.
LEIA TAMBÉM
Autoridade Monetária das Ilhas Cayman Investiga as Actividades da Binance
Mais de 50% da Energia Aplicada na Mineração de Bitcoin é de Fonte Sustentável, Afirma Relatório