O número de ATMs de Bitcoin continua a crescer em todo o mundo, com o primeiro semestre de 2021 registando um crescimento massivo de mais de 70% destes aparelhos.
Segundo o Coin ATM Radar, há actualmente mais de 24.470 ATMs de Bitcoin em todo o mundo. Ou seja, houve um crescimento de mais de 70% desde janeiro deste ano, visto que no início do ano o número total de ATMs registados era de apenas 13.993.
Maior parte destes aparelhos estão localizados em 75 países, dentre os quais:
- EUA: com 21.161 ATMs;
- Canadá: com 1.698 ATMs;
- Reino Unido: com 174 ATMs.
Produção e crescimento estatístico dos ATMs pelo mundo
Os ATMs de Bitcoin são dispositivos físico que possibilitam comprar criptomoedas com dinheiro, cartão de débito ou de crédito. Alguns destes aparelhos são bidirecionais, o que quer dizer que permitem a venda de criptomoedas em troca de dinheiro físico.
Actualmente, existem 42 empresas fabricantes destes aparelhos em todo o mundo, todavia as principais empresas do ramo são:
- A Bitcoin Depot – EUA;
- Coin Cloud – EUA e Brasil;
- CoinFlip – EUA.
Abaixo seguem algumas estatísticas sobre o crescimento do número de ATMs:
- O número de ATMs de Bitcoin cresceu 119,56% em todo ano 2020. Em contraste, em apenas 6 meses do ano 2021, já foi registado um crescimento de mais de 70% destes aparelhos.
- Em 2020 estimava-se que 24 ATMs de Bitcoin eram instalados diariamente; em contraste, os números do Coin ATM Radar indicam que cerca de 53 ATMs são instalados diariamente em 2021.
- Em 2020, de acordo com a empresa que temos vindo a citar, haviam em todo o continente africano 10 ATMs de Bitcoin instalados na região Ocidental, Oriental e e Sul de África. Actualmente, há já 20 aparelhos espalhados em todo o continente.
LEIA TAMBÉM
Adopção do Bitcoin Poderá Reduzir as Taxas de Remessas em El Salvador
Presidente Ucraniano Aprova lei que Perimite a Emissão de Uma CBDC