O Irã aprovou uma lei que permite o uso de pagamentos de Bitcoin e criptomoedas para importações por meio de uma estrutura legal abrangente, de acordo com um relatório da agência de notícias local Tasnim. De acordo com o relatório, o ministro da Indústria, Minas e Comércio do Irã, Reza Fatemi Amin, anunciou que a lei recém-aprovada define regulamentos sobre criptomoedas, aborda preocupações de fornecimento em relação aos custos de combustível e eletricidade para mineração e autoriza a administração a usar criptomoedas.
A ministra Fatemi Amin teria reiterado que a autorização é um acordo entre o Ministério da Indústria e o Banco Central – controversamente, um consenso multidepartamental foi proposto sobre a viabilidade do bitcoin como ferramenta para pagamentos internacionais.
Fatemi Amin também observou que as empresas locais podem importar veículos usando bitcoin em vez de dólares americanos ou euros. Tasnim enfatizou que a medida ocorre logo após o anúncio do chefe da Organização de Promoção Comercial do Irã (TPO) em 9 de agosto de que o país registrou seu primeiro pedido de importação processado com criptomoeda. O valor do pedido é relatado em mais de US $ 10 milhões.
Voltando a maio do ano passado, o Irã já havia proibido a mineração de bitcoin, citando preocupações com a rede elétrica. Além disso, o banco central do Irã também proibiu a negociação de criptomoedas emitidas fora do país no mesmo mês. A proibição de mineração foi posteriormente levantada em outubro e reforçada em dezembro do mesmo ano, mais uma vez citando preocupações com a rede elétrica.
Irã tentando se tornar adotivo de criptomoedas
As sanções comerciais internacionais contra o Irã foram contestadas principalmente devido ao programa nuclear, que isolou o país do sistema bancário global, a necessidade de adotar ativos digitais surgiu desde que o Irã ficou longe do sistema bancário global. Para abordar e contornar sanções para importações, o Irã tentou adotar criptomoedas, dada a natureza descentralizada de blockchains públicos como Bitcoin e Ethereum, que não são controlados pelas autoridades centrais.
O Ministério da Indústria, Minas e Comércio do Irã concedeu licenças de operação para 30 centros de mineração de criptomoedas no Irã no ano passado no mês de junho.
LEIA TAMBÉM
Meta Disponibiliza Suporte NFTs Para o Facebook
Província Argentina de Mendoza Agora Aceita Pagamentos de Imposto e Taxas em Criptomoedas