O diretor de política monetária do banco central nigeriano, Hassan Mahmud, disse que a instituição que representa não está muito preocupada com a valorização do naira, mas sim em aumentar a oferta de dólares no mercado de câmbio.
De acordo com a Reuters, as declarações de Hassan Mahmud foram feitas apenas um dia após o naira ter registado uma nova queda face ao dólar. Com esta queda, 532 nairas equivalem agora a 1 dólar norte-americano no mercado paralelo.
Contudo, esta nova taxa de câmbio do mercado paralelo difere consideravelmente da actual taxa de câmbio à vista do Banco Central da Nigéria (CBN) onde 411 nairas equivalem a 1 dólar norte-americano.
“Não estamos muito preocupados com a avaliação”
Apsesar das visíveis diferenças entre as duas taxas câmbio, Hassan Mahmud, declarou que corrigir essa lacuna não é a prioridade do banco central nigeriano. Ele explicou dizendo:
Na verdade, não estamos muito preocupados com a avaliação. O que nos preocupa é o lado da oferta e a confiança no sistema.
Escassez de moeda estrangeira no país
O país mais populoso de África vem enfrentando uma escassez de moeda estrangeira desde o segundo trimestre de 2020, e isso tem aumentado a pressão sobre a moeda nacional, o naira.
Para diminuir a pressão sobre o naira, o CBN desvalorizou a moeda nacional três vezes desde Março de 2020. O banco central impôs também várias restrições que visam controlar a movimentação do câmbio no país.
Mas, mesmo com a adopção de todas estas medidas, o naira continuou a perder força face a moedas como o dólar norte-americano devido ao que Hassan Mahmud chama de “falhas de mercado”.
Pois, segundo o diretor de política monetária do banco central nigeriano, foram estas falhas de mercado que levaram o CBN a adoptar um regime de flutuação controlada.
LEIA TAMBÉM
Ucrânia Legaliza Transações em Criptomoedas
Edward Snowden diz que Países Estão sob Pressão Para Comprar Bitcoin Após a Adopção em El Salvador