Actualmente, os bancos centrais de muitos países em volta do mundo decidiram adoptar as moeda digital do banco central (CBDC, sigla em inglês) que, na verdade, é uma versão digital do dinheiro fiduciário emitida pelo governo de cada país.
As CBDCs são moedas digitais apoiadas totalmente por governo local e emitida directamente por banco central que rege todos os bancos a nível do nacional. Ela está de igual modo vinculada à moeda nacional do país.
Cada CBDC funciona tal igual a moeda fiduciária porquê, no fundo, ela é uma representação digital da moeda fiduciária actual de um país. Importa frisar que, embora os governos sigam o modelo básico da CBDC, a maneira de funcionamento varia de país para país. Isto porquê muitos países estão a trabalhar em seus próprios CBDCs.
Geralmente, o banco central do país emite a sua CBDC para usa-la também como uma moeda legal para transações como pagamento de funcionários ou para compra de bens e serviços.
Significa que ao usar uma CBDC qualquer pessoa poderá transferir dinheiro da sua conta bancária para outra conta, em outro banco, e tudo acontecerá de forma digital.
As CBDCs são facilitadoras. As transações não precisa passar por vários bancos e levar vários dias úteis. Tudo pode acontecer quase instantaneamente em um único livro. Além disso, os consumidores não precisam necessariamente ter de uma conta bancária comercial para usar uma CBDC.