O Conselho Nacional de Inteligência dos EUA, um centro de planeamento estratégico de médio e longo prazo, emitiu um alerta aos EUA e os seus aliados sobre a “ameaça” que as criptomoedas estáveis, Stablecoins, e as Moedas Digitais dos Bancos Centrais (CBDCs) representam ao dólar e ao euro.
Num relatório recente, com dados dos últimos 4 anos, denominado “Tendências Globais 2040: Um Mundo Mais Contestado“, o órgão afirmou que as moedas do sector privado e outros tokens não emitidos pelo Estado “poderiam adicionar complexidade à condução da política monetária.
Os autores do relatório também observaram que a China provavelmente emergirá como o maior rival dos EUA em todos os níveis, sobretudo na indústria de tecnologia 4.0.
Numa secção intitulada “futuro incerto do dinheiro“, os autores escreveram:
O sector financeiro não está imune às mudanças tecnológicas que estão a transformar as outras indústrias.
As moedas digitais provavelmente ganharão uma aceitação mais ampla durante as próximas duas décadas, à medida que o número de CBDCs aumentar.
O relatório refere também que, caso os projectos de empresas como o Facebook e os projectos de outros países tiverem sucesso no lançamento das suas Stablecoins e CBDCs, a aceitação das criptomoedas será impulsionada a níveis altos.
No entanto, o documento também observa que nesta questão os reguladores terão um papel determinante.
Sobre o papel dos reguladores, o relatório observou:
A extensão que as criptomoedas privadas representarão como possíveis substitutos das moedas fiduciárias nacionais ou regionais, dependerá das regras regulatórias estabelecidas.
E estas criptomoedas privadas, podem complicar a condução da política monetária dos países, reduzindo controlo dos Estados sobre as suas taxas de câmbio e oferta de moeda, concluiu o relatório.
LEIA TAMBÉM
Criptomoedas: Proibir o Bitcoin Seria Uma Tolice, Afirma Representan
NFT: Revista Forbes Vende a Capa da Sua Última Edição Por Mais de 333 Mil Dólares
Akon e Stellar Lumens Unem Forças em Novo Projecto no Uganda – Uma Nova Akon City Será Construída
Changpeng Zhao, CEO da Binance, Tem Quase 100% do Seu Patrimônio Líquido em Criptomoedas