Num discurso de ontem, ao Conselho da Federação da Rússia, o Primeiro Vice-Primeiro-Ministro nomeou cinco tecnologias cujo desenvolvimento serão as principais prioridades para a Rússia. Ou seja, tecnologias quânticas e genéticas, inteligência artificial, fontes alternativas de energia e a blockchain.
Depois de implementar a tecnologia blockchain no processo de votação, o governo russo está a preparar planos para um maior desenvolvimento tecnológico. No discurso de ontem à câmara alta do parlamento russo, o primeiro vice do primeiro-ministro Andrei Belousov nomeou o blockchain como uma das tecnologias que o governo apoiará.
O governo planeja enfatizar a cooperação público-privada entre o estado e grandes empresas de tecnologia. Belousov observou a necessidade de reformar os regulamentos de investimento de capital de risco para que as parcerias público-privadas se tornem mais atraentes para o capital privado.
Blockchain – prioridade do governo russo
“Aqui, a ênfase será no seguinte. Em primeiro lugar, é o apoio e desenvolvimento de bases tecnológicas promissoras para tecnologias ponto a ponto, por meio da cooperação do Estado e de grandes empresas ”, disse Belusov.
Ao nomear as futuras prioridades de desenvolvimento tecnológico, Belusov nomeou o blockchain e a computação distribuída como uma das principais prioridades. Ele também designou o desenvolvimento de computação quântica, produção de sensores quânticos, inteligência artificial, materiais avançados, novos métodos e fontes de transferência de energia.
O estado das criptomoedas na Rússia
Este anúncio chega em um momento em que o futuro das criptomoedas não parece otimista na Rússia. À luz das novas leis federais que chegarão ao poder em janeiro do próximo ano, muitos sites de criptomoedas foram submetidos ao escrutínio do governo.
Na implantação do sistema de votação baseado em blockchain, muitos dos referidos sites criticaram o sistema específico. Essa crítica causou uma reação do órgão regulador das comunicações do estado, colocando-os offline.
Por outro lado, nos últimos anos, muitos representantes de empresas estatais expressaram intenções de adotar ou desenvolver tecnologias de blockchain, junto com alguns altos funcionários estaduais. Portanto, essa dualidade da atitude do governo russo só traz mais confusão no estado de blockchain e criptomoedas na Rússia.
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – YetubitCrowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit
Leia também: Adoção de criptomoedas na África provoca preocupações regulatórias
Leia também: Rússia Declara Estatuto Legal ao Bitcoin e Todas criptomoedas