A agência de supervisão financeira do Rússia, Rosfinmonitoring, planeia criar um sistema para regular e monitorar as transações de Bitcoin e as demais criptomoedas do mercado.
A nova medida faz parte das várias tentativas para legislar as criptomoedas no país. Anteriormente, o presidente Vladimir Putin aprovou uma lei que autoriza os cidadãos a comprarem criptomoedas. Entretanto, a lei proíbe as empresas de aceitarem criptomoedas como pagamento.
Potencialidades do sistema de Monitoramento russo
De acordo com um site local, o diário de negócios de Moscou sugere que serviço de monitoramento oferecerá dados sobre o valor das carteiras com criptomoedas e informações sobre as transações.
O novo sistema visa também rastrear e analisar o comportamento de investidores em criptomoedas, além de identificar potencialmente os usuários de criptomoedas do país.
Por fim, a Rosfinmonitoring planeia rastrear e depois criar um banco de dados específicos de carteiras de criptomoedas associadas a actividades ilegais e financiamento do terrorismo.
O Banco Central da Rússia alerta sobre o uso de criptomoedas
O Banco Central da Rússia (CBR) advertiu às bolsas de valores a não oferecerem produtos e serviços relacionados à criptomoeda aos investidores.
O CBR justificou que a volatilidade das criptomoedas é um factor de risco para os investidores sem experiência.
“Os gerentes não devem incluir esses activos em fundos mútuos, e os correctores e fiduciários são aconselhados a se abster de oferecer pseudo-derivativos com esses activos subjacentes a investidores não qualificados.”
Disse o banco em um comunicado
Apesar do CBR ter alertado aos provedores financeiros do país a não se relacionar com criptomoedas, o Sberbank, principal empresa de serviços bancários e financeiros do Rússia disponibilizou-se para desenvolver o sistema de Monitoramento.
LEIA TAMBÉM
Serviço de Inteligência de Israel quer Especialistas em Criptomoedas
As opiniões surpreentes do governador do Federal Reserve sobre os planos do CBDC dos EUA