Um grupo de salvadorenhos manifestaram na quarta-feira (15) contra as políticas de governação do presidente Nayib Bukele e contra a adopção do Bitcoin como moeda legal. Os mesmos por força do seu descontentamento incendiaram os ATM Bitcoin distribuidos pelo país.
#DePaís El cajero Chivo, ubicado en la Plaza Gerardo Barrios, fue incendiado este miércoles por simpatizantes de los partidos de la oposición, quienes salieron a marchar este 15 de septiembre, dañando a su paso propiedad pública y privada. Fotos: DES pic.twitter.com/ao09UeZwAu
— Diario El Salvador (@elsalvador) September 15, 2021
Conforme relata a imprensa local, a manifestação ocorreu em Plaza Geraldo em San Salvafor, capital do país. O grupo de manifestantes percorreram a região central da cidade dizendo:
“não à ditadura e fomos defraudados pelo Bitcoin.”
El Salvador foi o primeiro do mundo a adoptar o Bitcoin como moeda de curso legal no dia 7 de Setembro. No mesmo dia, os caixas electrónicos Chivos foram também inaugurados.
Com a promulgação da lei, rapidamente, os comerciantes passaram a aceitarem a criptomoeda. Dito pelo presidente não ser uma opção obrigatória, mas contrariada pelo seu assessor jurídico que afirmou que as empresas que não o fizessem estariam sujeitas a alguma sanção.
No entanto, a adopção não vem sendo pacífica. Antes mesmo da aprovação da lei foram organizados vários protesto. Além disso, diversas pesquisas apontaram que os residentes não apoiavam o projecto.
Segundo a Bloomberg, a parlamentar da oposição Claudia Ortiz, comentou que a decisão do presidente Bukele é ilógica.
“O Bitcoin foi uma decisão econômica muito grande e foi feita de forma totalmente ilógica, sendo enviada ao congresso e aprovada no mesmo dia”,
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Pode se Tornar a Moeda de Reserva Global, Afirma Anthony Scaramucci
Michael Saylor diz que Bitcoin é o Único Activo de Nível Institucional no Espaço Cripto