A Comissão de Valores Mobiliários da Nigéria (SEC) criou uma divisão de pesquisa para regulamentar a indústria de criptomoedas; a divisão de pesquisa fintech ajudará a criar os padrões de uso das criptomoedas no maior mercado cripto do continente africano.
O regualdor financeiro da Nigéria fez saber em comunicado que a nova divisão se dedicará à pesquisa de investimentos e produtos em criptomoedas para criar directrizes regulatórias que ajudem a proteger os investidores deste sector.
SEC Nigéria está de olho no mercado cripto
De acordo com o director Geral da SEC Nigéria, Lamido Yuguda, o órgão que representa está a analisar o mercado com vista a criar princípios que ajudem os investidores da área:
Estamos a observar este mercado de perto para ver como podemos criar regulamentações que ajudem os investidores a proteger os seus investimentos em blockchain.
Lamido Yuguda avançou também que a SEC entrará em acção com os regulamentos tão logo que as criptomoedas forem integradas ao sistema bancário do país.
Um plano há muito anunciado
A divisão de pesquisa fintech recém-criada não constitui, de todo, uma novidade, visto que as intenções da sua criação já tinham sido demonstradas no ano 2020, quando a SEC anunciou que regualmentaria o mercado de criptomoedas do país.
Na altura, o responsável pela área de Registro, Bolsas, Infra-estrutura de Mercado e Inovação da SEC Nigéria, Emomotimi Agama, informou que a entidade reguladora estava a trabalhar em estreita colaboração com várias instituições, dentre as quais, o Cambridge Center for Alternative Finance e o Banco Mundial.
Segundo Emomotimi Agama, o objectivo desta empreitada era garantir que o mercado de criptomoedas nigeriano “não ficasse estéril, mas guiado por princípios básicos”.