Os senadores Brian Schatz, Sherrod Brown, Richard Blumenthal, Elizabeth Warren e Tina Smith instaram o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, a anular a sua carteira digital Novi alegadamente por esta não oferecer segurança aos usuários.
“Não se pode confiar no Facebook para gerenciar um sistema de pagamento ou moeda digital quando sua capacidade existente de gerenciar riscos e manter os consumidores seguros se mostrou totalmente insuficiente.”
Lê-se na carta enviada à Zuckerberg.
Ao longo da carta escrita para Zuckerberg, os representantes dos EUA frisaram que a integração da Novi no mercado não foi feita totalmente a luz do congresso e que, desse modo, a empresa prejudicou não só os seus usuários mas a sociedade em geral.
“A decisão do Facebook de buscar uma moeda digital e rede de pagamentos é apenas mais um exemplo da empresa indo rápido e quebrando coisas (e em muitos casos, enganando o Congresso para fazer isso). Repetidamente, o Facebook tomou decisões empresariais conscientes para continuar com ações que prejudicaram seus usuários e a sociedade em geral ”
Esta reação surge depois que o Facebook divulgou o lançamento do projecto piloto da sua carteira Novi. Os senadores, além de pedirem ao CEO de uma das maiores rede social que anula-se a sua carteira, eles orientaram também que não lançasse ao mercado a sua criptomoeda “Diem” .
“Dada a extensão dos escândalos que cercam sua empresa, escrevemos para expressar nossa mais forte oposição aos esforços renovados do Facebook para lançar uma criptomoeda e carteira digital, agora com as marcas “Diem e Novi”, respectivamente.”
A Novi e o Diem não podem ser lançados por falta de explição satisfatória, isto porquê o CEO não esclareceu como o Diem evitará as actividades ilegais.
“Além dos riscos que produtos como o Diem representam para a estabilidade financeira, você não ofereceu uma explicação satisfatória de como o Diem evitará fluxos financeiros ilícitos e outras actividades criminosas.”
Argumentaram os senadores.
Por outro lado, o Facebook sempre garantiu que não lançaria uma criptomoeda sem a aprovação dos reguladores financeiros federais.
No entanto, a postura dos senadores indica que o Facebook não recebeu nenhuma autorização para lançar o Diem. Sendo assim, os senadores concluíram dizendo:
“Pedimos que interrompa imediatamente o seu piloto Novi e se comprometa a não trazer Diem ao mercado.”