A Stripe adquiriu a Paystack, uma startup de Lagos, Nigéria que, como Stripe, fornece uma maneira rápida de integrar serviços de pagamentos em uma transação online ou offline por meio de uma API.
Quando a Stripe anunciou no início deste ano que havia captado mais US $ 600 milhões em financiamento, disse que um grande motivo para o financiamento era expandir seus serviços de pagamentos baseados em API para mais regiões. E a empresa está a se sair bem com esse plano na forma de algumas fusões e aquisições.
A Paystack tem atualmente cerca de 60.000 clientes, incluindo pequenas empresas, grandes corporações, fintechs, instituições educacionais e empresas de apostas online, e o plano é continuar a operar de forma independente, disseram as empresas.
Paystack é nesse momento a maior aquisição da Nigéria, e de África
Os termos do acordo não foram divulgados, mas fontes próximas confirmam que são mais de US $ 200 milhões. Isso torna esta a maior aquisição inicial da Nigéria até o momento, bem como a maior aquisição de Stripe até hoje em qualquer lugar.
É também uma mudança notável na estratégia da Stripe à medida que continua a amadurecer: normalmente, ela só adquiriu empresas menores para expandir sua pilha de tecnologia, em vez de sua presença global.
O negócio destaca dois pontos interessantes sobre Stripe, agora avaliado em US $ 36 bilhões e regularmente cotado como candidato a IPO. (Nota: ela nunca comentou sobre esses planos até agora.) Em primeiro lugar, quanto a expansão geográfica: mesmo antes desta notícia, a fintech havia adicionado 17 países à sua plataforma nos últimos 18 meses, junto com uma expansão progressiva de recursos. E a segunda é como Stripe está a apostar nos mercados emergentes de África, especificamente no futuro do seu próprio crescimento.
“Há uma oportunidade enorme”, disse Patrick Collison, cofundador e CEO de Stripe, em entrevista ao TechCrunch. “Em números absolutos, a África pode ser menor agora do que outras regiões, mas o comércio online crescerá cerca de 30% a cada ano. E mesmo com declínios globais mais amplos, os compradores online estão a crescer duas vezes mais rápido. Stripe pensa em um horizonte de tempo mais longo do que os outros, porque somos uma empresa de infraestrutura. Estamos a pensar em como será o mundo em 2040-2050. ”
Para a Paystack, o negócio dará à empresa muito mais combustível (ou seja, investimento) para construir ainda mais na Nigéria e expandir para outros mercados, disse o CEO Shola Akinlade em uma entrevista.
“O Paystack não estava à venda quando Stripe nos abordou”, disse Akinlade, que co-fundou a empresa com Ezra Olubi (que é o CTO). “Para nós, é sobre a missão. Estou motivado pela missão de acelerar os pagamentos no continente e estou convencido de que Stripe nos ajudará a chegar lá mais rápido. É um movimento muito natural. ”
Stripe já estava de olho na Paystack
O paystack estava no radar do Stripe por algum tempo antes de adquiri-lo. Como sua contraparte nos Estados Unidos, a startup nigeriana passou por Y Combinator – isso em 2016, e foi na verdade a primeira startup da Nigéria a entrar na incubadora mundialmente famosa. Então, em 2018, Stripe liderou uma rodada de financiamento de US $ 8 milhões para Paystack, com outros participantes, incluindo Visa e Tencent. (E para que conste, Akinlade disse que a Visa e a Tencent não o abordaram para a aquisição. Ambos têm sido investidores regulares em startups no continente.)
Nos últimos anos, Stripe fez vários investimentos em startups de construção de tecnologia ou negócios em áreas onde Stripe ainda não se mudou. Este ano, esses investimentos incluíram o apoio a um investimento no serviço de checkout universal Fast e o apoio à plataforma de pagamento PayMongo, com sede nas Filipinas.
A empresa começou quando Akinlade, por diversão (!) Construiu uma maneira rápida de integrar uma transação com cartão em uma página da web, e foi a simplicidade de como funcionava que o estimulou e seu cofundador a pensar em como desenvolver isso em algo que outros possam usar. Isso se tornou a germinação da ideia que acabou por levá-los ao YC e ao escopo do Stripe.
Fonte de apoio ao texto: Techcrunch
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – YetubitCrowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit
Leia também: Bitcoin é Considerado Legal na Nigéria
Leia também: Nigéria é o País Mais Interessado em Bitcoin no Mundo