O Banco Central da Jamaica (BOJ) anunciou que os testes da moeda digital de banco central (CBDC) da Jamaica estão terminados e foram todos bem sucedidos. Os testes foram dividivos em duas fases, sendo que a primeira realizou-se em março de 2021 e a segunda em maio que durou cerca de 8 meses.
durante os testes, o BOJ cunhou CBDC no valor de 230 milhões de dólares jamaicanos que corresponde a 830.142.036,75 Kzs que foram distribuído às instituições e prestadores de serviços de pagamento autorizados. De seguida cunhou-se 1 milhão de JMD (3.597.282,16 KZs) em moeda digital que foi distribuído para a equipe do departamento bancário do BOJ.
Posteriormente, mais 5 milhões de JMD ( 2.767.140.122,50 KZs) em CBDC foi dado ao National Commercial Bank (NCB), uma das maiores instituições financeiras da Jamaica. Nesta altura, o NCB tornou-se o primeiro provedor de carteira do piloto, integrando 4 micro-comerciantes e 53 consumidores.
De acordo com a publicação do banco, o objectivo do teste da “CBDC foi limitado aos fornecedores de carteiras que indicaram estar prontos para participar dentro do prazo programado.”
As expectativas são de que o banco lançe oficialmente a CBDC durante o primeiro trimestre de 2022,. Até lá, O BOJ espera adicionar dois novos fornecedores de carteiras, que já realizam testes de simulação virtual para que possam distribui-la para seus clientes.
O banco central também está a trabalhar para que os consumidores possam realizar transações entre carteiras integrando a interoperabilidade entre os fornecedores da carteira.
A Jamaica pode se tornar a segunda nação de África a emitir uma CBDC. O primeiro país do continente a emitir uma foi a Nigéria em outubro de 2021 e, de acordo ao que se tem noticiado, a implementação da sua moeda digital de banco Central está a ser um sucesso.
LEIA TAMBÉM
Web 3.0: A Internet Descentralizada | Guia Completo
Samsung Integra Plataformas de NFTs nas Suas Novas Linhas de TV