O relatório da Chainalysis sobre o Índice Global de Adopção das Finanças Descentralizadas em 2021 aponta o Togo como o único país africano classificado entre as 20 nações participantes do estudo.
Esta classificação constitui mais um indicador do empenho deste Estado da África Ocidental de apenas 8 milhões de habitantes, visto que esteve em 3º lugar entre os países africanos e em 9º lugar no mundo no último estudo sobre o Índice de Adopção de Criptomoedas da Chainalysis neste ano.
Índice de Adopção de Finanças Descentralizadas (DeFi) da Chainalysis
O Índice de Adopção de DeFi da Chainalysis (Chainalysis DeFi Adoption Index, em inglês) é um estudo criado pela Chainalysis, empresa de pesquisa blockchain, que classifica os países com base na adopção das DeFi.
Semelhante ao Índice de Adopção de Criptomoedas, o Índice de Adoção de DeFi é projectado para destacar os países com a maior adopção de base por pessoas, em vez daqueles que enviam os maiores valores brutos de fundos.
Mas, enquanto o Índice de Adopção de Criptomoedas de 2021 ficou marcado pela grande presença dos países emergentes que ocuparam os 20 principais lugares, a Adopção de DeFi mostra-se mais forte em países de alta renda que já tinham um uso substancial de criptomoedas, especialmente entre os comerciantes e os investidores institucionais.
A lista do Índice de Adopção de DeFi deste ano apresenta países como Estados Unidos, China e Rússia. O Togo é o único país africano entre os poucos países de mercado emergente presentes entre os 20 primeiros classificados neste estudo.
A natureza do estudo
O índice de Adopção DeFi avalia métricas com base em:
- Valor de criptomoedas recebidas na rede por plataformas DeFi avaliado por PPP per capita;
- Valor total de vendas recebidas pelas plataformas DeFi;
- Depósitos individuais para plataformas DeFi.
O índice também revela a influência significativa que os investidores institucionais agora exercem no espaço das finanças descentralizadas.
De acordo com a Chainalysis, os mercados emergentes estão a impulsionar a adopção das criptomoedas e as pessoas estão a recorrer a elas por pura necessidade.
LEIA TAMBÉM
O Naira Nigeriano Continua a Cair Face ao Dólar, mas o Banco Central diz não Estar Muito Preocupado
Presidente da FCA do Reino Unido Adverte Kim Kardashian Por Promover Ethereum Max