Os Non Fungible Token (NFT), tokens não fungíveis, na tradução livre em português, são versões tokenizadas de um activo, seja ele digital ou não. Os NFTs representam activos não fungíveis, tais como itens colecionáveis, obras de arte ou imóveis.
As moedas, sejam elas fiduciárias ou criptomoedas como Bitcoin ou stablecoins, são fungíveis e mais facilmente intercambiáveis. Por exemplo, uma nota de dólar pode ser trocada por uma outra, um Bitcoin pode ser negociado com um outro sem qualquer perda de valor.
Mas, os NFTs são diferentes, porque não podem ser trocados da mesma forma que os activos fungíveis citados acima, pois dois NFTs não partilham exactamente as mesmas propriedades, isto por possuírem atributos únicos.
Os NFTs tiveram sua primeira ascensão à fama em 2017, quando o jogo CryptoKitties, criado na blockchain Ethereum incitou os entusiastas a recolher, trocar e até mesmo criar gatos virtuais. Não há dois gatos iguais no jogo, e o jogo era atraente o suficiente para movimentar milhões de dólares e atrair milhares de iniciantes para o universo cripto.
O mercado de NFT manteve-se parado após o boom dos CryptoKitties, mas começou a crescer rapidamente no segundo semestre de 2020, com projectos atingindo recordes de vendas, como o trading card baseado em blockchain do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, vendido por 66.850 dólares.
Os casos de uso de NFT também cresceram para incluir uma variedade de activos: colecionáveis virtuais, itens de jogos, arte digital, ingressos para eventos, imóveis, documentos de identidade, certificações e muito mais.
Mas, por que preocupar-se com os NFTs ao invés das versões não tokenizadas do mundo real?
Três razões:
- Podem provar autenticidade;
- Podem fornecer propriedade;
- Podem ser transferidos.
1. Autenticidade
A padronização dos NFTs e os atributos detalhados dos seus contratos inteligentes tornam cada NFT exclusivamente identificável e autêntico. Os usuários sabem que existe apenas um de cada NFT.
Portanto, não podem ser duplicados ou copiados e não há possibilidades de alguém comprar um NFT fraudulento. A transparência da tecnologia blockchain também significa que é possível verificar e provar a autenticidade do iten.
Por conta destas características, o grupo LVMH, detentor da Louis Vuitton, pondera aderir aos NFTs e, para tal, está a preparar-se para lançar uma blockchain com vista a provar a autenticidade dos seus produtos.
O objectivo, segundo o Coindesk, é que os produtos recebam NFTs para que a sua autenticidade possa ser verificada. Também será possível rastrear a jornada do ciclo de vida de uma bolsa de mão individual, desde a fazenda de crocodilos até a loja em que ela foi vendida, bem como os seus múltiplos proprietários subsequentes que a compraram e venderam anteriormente.
2. Propriedade
Os NFTs só podem ser negociados e transferidos pelo proprietário do activo devido aos seus contratos inteligentes e direitos associados. Quer dizer, mesmo o emissor do NFT não pode replicá-lo ou transferí-lo sem a permissão do seu proprietário.
3. Transferível
Como os NFTs são descentralizados, não há necessidade de uma agência emissora central e são muito mais fáceis de movimentar. Ele permite que os usuários mergulhem na interação ponto a ponto sem permissão, negociações e mercados especializados, sem a intromissão de terceiros que poderiam desacelerar ou complicar o processo.
Conclusão
Os NFTs são empolgantes e interessantes porque envolvem mais do que dinheiro. Eles exploram o hábito humano de colecionar itens que despertam paixão ou entretenimento.
Eles são atraentes porque representam itens especiais e raros, mas significam muito mais que tudo isso, porque os proprietários sabem que os itens são autênticos, realmente pertencentes a eles e são facilmente transferíveis.
Os NFTs desencadearam uma grande gama de possibilidades para activos virtuais e do mundo real, sendo assim uma fonte de oportunidades para os criadores. Os NFTs também criaram novos fluxos de receita em jogos, artes, desportos e tecnologia.
LEIA TAMBÉM
Ethereum: Problemas de Escalabilidade Têm dias Contados, Sugere Vitalik Buterin
Polygon MATIC: Conheça o Sistema que Promete Revolucionar a Relação Entre as Blockchains