O Banco Central Europeu (BCE) planeia começar os testes da sua moeda digital de banco Central (CBDC) em 2023. Informou o director do banco Fabio Panetta durante uma conferência no National College realizada na Irlanda nesta segunda-feira (16).
Fabio Panetta que é responsável pelo projecto de desenvolvimento da versão digital da moeda e membro do Conselho do BCE explicou que o banco está a trabalhar para lançar oficialmente o Euro digital em 2026 se, até lá, a CBDC estiver funcional. A CBDC será testada por 3 anos antes que se torne pública.
De acordo com Fabio Panetta o Euro digital será usado em simultâneo com a versão física e garantiu que, mesmo que haja maior aderência ao dinheiro digital e o físico perca o seu papel central, o BCE vai manter o fiduciário disponível.
“Vamos garantir que o dinheiro permaneça disponível. No entanto, se a tendência atual continuar, podemos enfrentar um futuro em que o dinheiro perde seu papel central à medida que os consumidores se voltam para as ferramentas de pagamento digital.”
O Euro digital como ferramenta de pagamento legal na União Europeia poderá apoiar a economia dos países membros. Além disso, permitirá que qualquer pessoa use dinheiro público para pagamentos digitais. Será um meio de pagamento sólido e confiável, destinado ao bem público.
LEIA TAMBÉM
Criptomoeda Pode Ajudar África a Desenvolver
Pesquisa Antecipada da Votação da Terra Indica que 91% são a Favor do ‘Renascimento
China Retorna Como 2° Principal Centro de Mineração de Bitcoin, Um Ano Após Proibição Geral