A Uniswap, maior exchange descentralizada de criptomoedas em volume de comércio, removeu na última semana uma série de tokens da sua interface, obrigando os usuários a fazerem as trocas de tokens através do acesso pessoal aos contratos inteligentes específicos.
Conforme o anúncio da Uniswap Labs, empresa responsável pela plataforma, cerca de 129 tokens foram removidos da interface principal. Entre estes, há vários tokens considerados como títulos pelos reguladores internacionais.
Apesar da restrição aos tokens, os usuários ainda podem negociá-los desde que o façam acessando pessoalmente os contratos de tokens.
Uma remoção ainda por entender
O anúncio da remoção dos tokens da Uniswap Labs não explica realmente por que os tokens foram removidos, mas a publicação feita no blog da empresa refere que:
Estes tokens sempre representaram uma porção muito pequena do volume geral no protocolo Uniswap.
Alguns dos tokens removidos da interface são tokens derivados de protocolos como o Synthetix, Tether, Opyn e UMA. Ao que parece todos os tokens UMA, Synthetix, Mirror e Opyn foram afectados.
De acordo com alguns usuários, mesmo que se tente adicionar manualmente os tokens, o usuário não consegue trocá-los na interface principal. Por outro lado, vários usuários da plataforma garantem haver muitas formas de contornar a situação. Confira algumas dicas dadas por usuários do Twitter clicando AQUI.
Comunidade de criptomoedas reage
Vários defensores das criptomoedas criticaram a medida tomada pela Uniswap e receiam que que outras plataformas financeiras descentralizadas (defi) possam fazer o mesmo.
Joey Krug, da Pantera Capital disse que gosta da Uniswap, mas a recente medida adoptada pela plataforma abre um mau precedente. O também executivo da Pantera Capital disse ainda que este não será o primeiro caso de censura no mercado DeFi.
LEIA TAMBÉM
Nigéria Poderá Iniciar os Testes da sua CBDC
Governo Chinês Responde às Críticas dos Senadores Estadunidenses