Muitos participantes da conferência Bitcoin2021 realizada em Miami, de 4 a 5 junho, testaram positivo à Covid-19; na base das contaminações está o não uso de máscaras e o desrespeito das medidas de prevenção à doença.
O Bitcoin2021 foi a maior conferência já realizada sobre o Bitcoin, e contou com mais de 50 mil pessoas. No entanto, segundo o o site CriptoPotato, a organização do evento não exigiu o uso de máscaras tão pouco uma prova de que os participantes estavam vacinados contra a Covid-19.
Em declarações ao site, um dos participantes que compareceu ao evento Bitcoin2021 disse:
Poucas pessoas usaram máscaras durante a conferência. O salão estava totalmente lotado, assim como os eventos em toda a cidade. Senti que tinha voltado no tempo e nunca existiu Covid.
Ainda segundo o entrevistado, os participantes do evento não pareciam preocupadas com a possível contaminação que o ambiente proporcionaria.
Ele disse mais:
(…) Clubes totalmente ocupados e, pelo que eu perguntei, muitas pessoas foram lá sem serem vacinadas. Alguns até me disseram que não se importam com a Covid.
Eu fui vacinado com duas doses da Pfizer e, tendo em mente que não protege a 100%, usei máscara com frequência.
Não se sabe quantas pessoas, de facto, foram infectadas pelo vírus. No entanto, segundo o relatório da CNBC, os organizadores do evento disseram que os participantes receberam recomendações actualizadas do Centro de Controlo de Doença dos EUA e do Estado da Flórida.
Sobre as medidas de prevenção à Covid-19 na Flórida
De acordo com a Ordem Executiva Número 21-102 do Gabinete do Governador no Estado da Flórida, o uso de máscaras no estado é recomendado, mas não obrigatório para o público em geral.
Em muitas cidades, incluindo Palm Beach, Miami-Dade e Hillsborough, o uso da máscara era obrigatório, mas a ordem executiva do governador (emitida a 3 de maio) suspendeu todas estas restrições locais até então em vigor.
LEIA TAMBÉM
FMI Mostra-se Preocupado Com a Adopção do Bitcoin Como Moeda de Curso Legal em El Salvador