O Vice-Presidente do Gana, Mahamudu Bawumia, aconselhou nesta semana os governos africanos a começarem a explorar as criptomoedas, pois, de acordo com o governante, essa tecnologia tem potencial para aumentar o comércio intra-africano.
Conforme uma publicação de um site local, as declarações foram proferidas durante a cerimônia de abertura da Conferência Internacional de Comércio e Finanças do Gana (GITFIC) em Acra, capital do país.
Durante a cerimónia de abertura, o governante elogiou bastante o projecto da criptomoeda do banco do Gana, denominado e-cedi, garantindo que o governo ganense está pronto para dar-lhe a credibilidade e o apoio legal necessário para o uso.
Gana e a sua criptomoeda do banco central
O Banco do Gana é um dos primeiros em África a anunciar o início da fase testes da sua criptomoeda do banco central. Mas, a aprovação final do projecto dependerá, obviamente, do resultado da fase destes testes.
Quanto ao Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS), que será uma infra-estrutura central de pagamentos e de cobranças do continente africano, o vice-presidente reforçou que a sua implementação permitiria às empresas do continente compensarem e liquidarem transacções em suas moedas locais sem depender de moedas de terceiros.
Pagamento em criptomoedas pode ser uma boa alternativa
O vice-presidente do Gana disse também que o PAPSS pode actuar como uma alternativa aos atuais relacionamentos de alto custo com os bancos.
De acordo com Mahamudu Bawumia, o sistema poderá facilitar o comércio e outras actividades econômicas em todo o continente através de uma compensação única de pagamento, de baixo custo e controlada por risco e sistema de liquidação.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Não Subiu Por Causa dos Anúncios da Amazon
FMI Alerta Sobre a Adopção Criptomoedas Como Moeda de Curso Legal