O co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, criticou recentemente o Presidente salvadorenho Nayib Bukele por, segundo ele, estar a forçar as empresas a aceitar o Bitcoin como moeda nativa, contrariando assim os ideais da liberdade; e na sequência, criticou os defensores do Bitcoin que apoiam acções do Presidente.
No Reddit, o autor e programador russo-canadense escreveu:
Nada popular nesta opinião. Tornar obrigatório que as empresas aceitem uma criptomoeda específica é contrário aos ideais de liberdade que supostamente são tão importantes para o espaço criptográfico.
Vitalik Buterin criticou a estratégia do governo salvadorenho para a adopção do Bitcoin
O co-fundador da Ethereum considerou também imprudente a tentativa de se levar o Bitcoin a milhões de cidadãos sem quase haver uma educação prévia sobre a matéria.
Além disso, essa táctica de levar o BTC a milhões de pessoas em El Salvador ao mesmo tempo, sem quase nenhuma tentativa de educação prévia, é imprudente e corre o risco de um grande número de pessoas inocentes serem hackeadas ou enganadas.
Que vergonha para todos (ok, tudo bem, vou chamar os principais responsáveis: vergonha para os maximalistas do Bitcoin) que o estão a elogiar sem crítica.
Escreveu Vitalik Buterin
O Artigo 7° da Lei do Bitcoin de El Salvador exige que todas as empresas aceitem o Bitcoin como forma de moeda com curso legal dentro do país, mas isto desde que as empresas tenham a capacidade tecnológica.
Vale recordar ainda que antes mesmo da entrada em vigor do curso legal do Bitcoin em El Salvador, o Presidente do país já havia anunciado uma campanha educativa sobre a criptomoeda, de modo que os salvadorenhos soubessem o básico a respeito do assunto.
LEIA TAMBÉM
Senadora Norte-americana Agradece a Deus Pelo Bitcoin em Pleno Congresso
Square, Empresa de Jack Dorsey, Pretende Criar Sistema Global Para Mineração de Bitcoin