O bilionário indiano Rakesh Jhunjhunwala, às vezes referido como o Warren Buffett da Índia, diz que o governo deveria proibir o bitcoin. Chamando a criptomoeda de “especulação da mais alta ordem”, o investidor bilionário afirmou que nunca comprará bitcoin.
O bilionário Rakesh Jhunjhunwala acha que o governo indiano deveria banir o bitcoin
Rakesh Jhunjhunwala acredita que o governo indiano deveria intervir e proibir o bitcoin, informou a CNBC na terça-feira. Jhunjhunwala, que atualmente administra sua própria carteira de investimentos como sócio da empresa de gestão de ativos Rare Enterprises, às vezes é conhecido como “Warren Buffett da Índia” e “Rei do mercado em alta”.
Jhunjhunwala foi citado como tendo dito:
Acho que os reguladores deveriam intervir e proibir o bitcoin. E eles devem se concentrar na rupia digital.
Leia também: Banco Suíço de 177 Anos Adiciona Negociações de Criptomoedas à sua Lista de Serviços
O governo indiano está planejando apresentar um projeto de lei sobre criptomoeda na atual sessão do parlamento. O projeto de lei fornece uma estrutura regulatória para a rúpia digital a ser emitida pelo banco central, o Banco Central da Índia (RBI), mas proíbe todas as criptomoedas privadas. O ministério das finanças confirmou recentemente que o projeto de lei está sendo finalizado e em breve será apresentado ao gabinete para aprovação.
Enquanto isso, o preço do bitcoin aumentou acentuadamente nos últimos meses, mas desde então recuou nos últimos dias. No momento em que este artigo foi escrito, o preço do BTC era de US $ 50.630, o que representa um aumento de mais de 73% desde o início do ano.
A Internet and Mobile Association of India (IAMAI) enfatizou na semana passada que as criptomoedas e a rupia digital podem coexistir e que o banco central não precisa banir o bitcoin para lançar a rupia digital.
“A existência e o uso de ativos criptográficos por consumidores indianos abrem um amplo escopo para os empresários indianos emitirem tais moedas e é provável que os indianos, que representam 15% dos compradores globais, prefiram um ativo criptográfico indiano”, detalhou a associação.
Jhunjhunwala disse ainda na terça-feira que “nunca comprará bitcoin”, elaborando:
Acho que é especulação da mais alta ordem. Não quero me juntar a todas as festas da cidade. Acho que a ressaca é muito pior.
Leia também: Exchanges Indianas Unem-se Contra o Projecto de Lei que Visa Proibir as Criptomoedas no País