O Banco Central Chinês acredita que o aumento do preço do Bitcoin contribuiu para o crescente interesse no yuan digital, a moeda digital do banco central (CBDC) da China.
A declaração é particularmente interessante, visto que na China as criptomoedas estão proibidas há quase 4 anos.
A criptomoeda do banco central da China, yuan digital, encontra-se nos seus estágios finais de testes em massa e poderá ser lançada a qualquer altura.
A China proibiu o comércio de criptomoedas e exchanges de criptomoedas muito cedo e começou a trabalhar no desenvolvimento do yuan digital ainda em 2014. Actualmente, é o país mais avançado no que respeita a construção de uma moeda digital do banco central.
Falando sobre o crescente interesse no yuan digital, Wang Xin, director do escritório de pesquisa do Banco Popular da China (PBoC na sigla em inglês), disse:
Por um lado, isso está relacionado ao facto de haver cada vez mais bancos centrais no mundo a participarem no desenvolvimento de moedas digitais nacionais.
Por outro lado, este [interesse] também pode estar relacionado ao grande aumento no preço do Bitcoin.
China: o país mais avançado na construção de CBDC
Os rumores do lançamento do yuan digital do banco central chinês iniciaram em 2019, mas o Banco Popular da China apresentou um cronograma específico para o seu lançamento.
Como esperado, actualmente a fase de teste do yuan digital cresceu de apenas algumas cidades para várias províncias da China.
O banco central também deu início a muitos programas de lançamento aéreo com milhões em moeda digital distribuídos entre os cidadãos para efeitos de teste.
Como a crescente popularidade da tecnologia blockchain e do Bitcoin, muitos países ao redor do mundo estão a trabalhar no desenvolvimento das sua próprias moedas digitais soberanas.
Mas, enquanto os outros países estão apenas na fase inicial do processo, a China já está muito a frente, exactamente por ter tido iniciado o processo muito antes.
O Yuan Digital não está apenas completamente desenvolvido, ele também está a ser largamente testado por quase dois anos e o governo chinês já desenvolveu uma parte significativa da infra-estrutura para a sua implantação em massa.
LEIA TAMBÉM
Plataforma NFT: Akon Cria Ecossistema Mundial de Capacitação de Artistas Sobre Tokens Não Fungíveis