Depois de anunciarmos a parceria entre a Binance e a Brave na quinta-feira, muitos membros da comunidade perguntaram sobre o Brave e o que torna esse navegador diferente dos demais. Nesse post iremos falar sobre o Brave browser e como tirar proveito do mesmo.
O que é o navegador Brave?
O Brave é um navegador mais ou menos padrão que permite aos usuários navegar em sites, executar aplicativos da Web e exibir ou reproduzir conteúdo online. Como outros navegadores, é gratuito para baixar e usar, lembra as informações de autenticação do site e pode impedir a exibição de anúncios online nos sites.
Seu criador, Brave Software, é uma empresa relativamente nova nas batalhas de navegadores. A empresa foi co-fundada por Brendan Eich, criador do JavaScript e co-fundador da Mozilla, depois que o mesmo saiu da Mozilla sob pressão por apoiar a Proposição 8 da Califórnia em 2008, uma medida de votação que proibia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O que torna o Brave diferente de outros navegadores?
O que diferencia o Brave é sua agressiva atitude anti-anúncio. O navegador foi criado para remover anúncios on-line de sites e o modelo de negócios de seu fabricante depende não apenas do bloqueio de anúncios, mas também da substituição dos anúncios convecionais por anúncios de sua própria rede. É como se uma nova rede de televisão anunciasse que usaria a tecnologia para remover anúncios de programas de outras redes, depois retransmitisse esses programas com anúncios de sua própria criação, anúncios que vendia.
O Brave também elimina todos os rastreadores de anúncios, os pequenos componentes de página que os anunciantes e os editores do site implantam para identificar os usuários, para que eles saibam quais outros sites esses usuários visitam ou visitaram. Os rastreadores são usados pelas redes de publicidade para mostrar produtos semelhantes aos adquiridos, levando o cliente a ver persistentemente o mesmo anúncio, independentemente de onde se navega.
O Brave bloqueia anúncios nos resultados de pesquisa?
Não. O Brave não indica isso, incluindo os onipresentes anúncios Google adds nos resultados do Google. Isso não é uma surpresa: as extensões de bloqueio de anúncios também não impedem os anúncios da Rede de Pesquisa.
Que tecnologia se baseia a Brave?
O Brave se baseia no Chromium, o projeto de código aberto que o Google. O Google usa o Chromium para fornecer o código-fonte para o navegador Chrome. As tecnologias de back-end que alimentam o Chrome – incluindo o mecanismo de renderização Blink e o mecanismo JavaScript V8 – também alimentam o Brave. Podemos assim considerar o Brave uma versão mais soft do chrome.
Onde posso baixar o Brave?
O Brave pode ser baixado desta página do site da Brave Software. Clique aqui para baixar.
A página deve reconhecer automaticamente o sistema operacional do dispositivo e oferecer a versão apropriada. Caso contrário, selecione uma das opções na parte inferior da página: Windows x86 ou Windows x64, Windows 7 ou posterior; macOS 10.9 ou posterior; ou Linux x64 para Debian, Fedora, Ming, openSUSE e Ubuntu.
As versões móveis do navegador Brave (para iOS e Android) estão disponíveis na App Store e no Google Play, respectivamente.
No próximo post falaremos sobre o BAT, o token da Brave e como ganhar dinheiro com o navegador.