O Banco Central Francês lançou um programa experimental para testar a integração do euro digital nos procedimentos de mediação.
Segundo o comunicado do Banco Central Francês, o objetivo do programa é explorar os potenciais oferecidos pela tecnologia blockchain. O banco também deseja identificar casos concretos que integram as moedas digitais do Banco Central (CBDC) em procedimentos inovadores para a solução de ativos financeiros tokenizados.
Segundo o anúncio, o programa tem um objetivo triplo. O primeiro é mostrar como fazer um acordo interbancário tradicional usando o CBDC. O segundo objetivo é determinar os benefícios do CBDC. Por fim, mas não menos importante, é analisar o efeito do CBDC na estabilidade financeira e na política monetária.
Por esse motivo, o banco solicita que as instituições relevantes interessadas se inscrevam. De acordo com o anúncio, o requerente deve estar estabelecido na União Europeia (UE) ou em um estado que faça parte do Espaço Econômico Europeu.
Cada candidatura deve conter uma recomendação de experiência que cubra pelo menos um dos seguintes casos de uso:
– Fornecimento de um instrumento financeiro listado ou não listado;
– Moeda digital de outro banco central;
– Ativos digitais definidos pela Lei Monetária e Financeira Francesa.
Para saber mais sobre a candidatura clique aqui.
O banco central não ganhará dinheiro, é apenas um teste.
No entanto, o banco central afirma que o dinheiro não é o objetivo no contexto dessas experiências. Adicionalmente, acrescentou que o token, que reflete digitalmente o valor em euros, será destruído no final do dia do pagamento.
Os candidatos devem enviar seus formulários de inscrição até o dia 15 de maio de 2020, o mais tardar. Os candidatos elegíveis serão convidados para uma entrevista em junho de 2020 e a seleção será realizada em 10 de julho. O banco central declara que essas experiências não foram realizadas para substituir notas e moedas (fiat).
O que você acha da criação de uma stablecoin pela França numa altura que a UE anuncia a impressão de mais de 1 trilião de euros pra cobrir os prejuízos causados pelo Covid-19? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários.