A muiltinacional de serviços financeiros VISA, patenteou no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA um projeto para criar uma moeda digital. Afirmando que a infraestrutura Ethereum será usada para o projeto.
De acordo com o pedido de patente publicado em 14 de maio, os desenvolvedores Simon J. Rush e Alexander Pierre anunciaram uma moeda digital controlada centralmente registrada no blockchain na Visa International Service Alliance em San Francisco. A rede da Ethereum é reivindicada para ser usada no projeto. Na prática, existem 2 expressões críticas que se destacam. Uma delas é a criação de uma moeda digital a partir do valor associado à chave pública da carteira digital do usuário. O outro é remover a moeda física da circulação no sistema de moeda fiduciária.
Um processo central
A candidatura também inclui uma transação central para manter o valor da stablecoin:
“Quando a instituição produzir uma moeda digital equivalente a US $ 1, uma nota física correspondente será removida da circulação para regular o valor da moeda digital Fiat”.
Enquanto o dólar americano é especificado como uma das moedas fiduciárias a ser usada, segundo a Forbes, também existem outras opções. Por exemplo, foi informado que o iene chinês também poderia ser aplicado a outras moedas digitais de um outro banco central, como a libra esterlina e o euro.
Em fevereiro, a Coinbase anunciou que se tornou o principal membro da Visa, o que permitirá o uso de cartões de débito para gastos com criptomoedas no mercado de ações. Além da VISA, o Banco americano JP Morgan, também anunciou que colaborará com as exchanges Gemini e Coinbase, estamos no bom momento no ecosistema crypto.