O analista e investidor de criptomoeda, Tuur Demeester, anunciou que a gigante de mineração Bitmain, com sede em Pequim na China, que antes tinha quase um monopólio no mercado está a caminho de fechar.
The era of Bitmain truly is over. Due to the commoditization of chips and machines, it’s unlikely that any one bitcoin mining company will ever again dominate (and threaten) the market like Bitmain did. https://t.co/o3kWjifB8l— Tuur Demeester (@TuurDemeester) May 25, 2020
Na indústria de mineração, especialmente por causa da venda contínua de máquinas de mineração, não se espera que nenhuma empresa de mineração de bitcoin domine o mercado como a Bitmain no futuro. Por isso, acredita-se pouco que virá uma outra empresa no futuro que irá monopolizar a indústria de mineração de bitcoin como a Bitmain.
O colapso da maior empresa do mercado de criptomoedas
A Bitmain, que constituía mais de 80% de todo o mercado em julho de 2018, operava em um escritório de 20.000 metros quadrados em San Jose, coração do Vale do Silício na Califórnia, cidade essa que possui o maior bilionário per capita dos EUA. A empresa, originalmente sediada em Pequim, decidiu fazer uma IPO (oferta pública inicial) em Hong Kong e essa atitude foi rejeitada pelos seus maiores investidores. Além dos problemas com a sua comunidade, a empresa também foi afetada desvalorização do bitcoin em 2018.
Até 2020, a Bitmain, que era um monopólio no setor de mineração, começou a declinar por não conseguir acompanhar seus concorrentes, e sua taxa de participação no mercado diminuiu. Embora o dispositivo Antminer S9 da Bitmain esteja entre os equipamentos de mineração mais usados atualmente, pode-se dizer que a empresa está a aguardar dias mais difíceis, porque o hashrate total do bitcoin caiu cerca de 30%.
Thomas Heller, diretor comercial global da pool de mineração F2Pool, afirma que o fabricante chinês de hardware de mineração MicroTB já superou a Bitmain. Ele afirmou que, devido a razões como a qualidade dos produtos e o suporte ao cliente da MicroBT, as mineradoras começaram a preferir mais esses equipamentos e a Bitmain de hoje não se compara aos seus dias de glória.
Leia também: Os Bancos Centrais Procuram Por Novas Tecnologias