Um relatório do Cyprus Mail revela que uma nova legislação sobre Bitcoin e outras criptomoedas poderia ser introduzida na Europa. Pronta para o outono, a legislação buscará dar clareza jurídica às atividades relacionadas ao comércio de criptomoedas. Além disso, a nova legislação visa incentivar a inovação no setor de crypto e blockchains.
A União Europeia tem trabalhado para criar um novo quadro regulamentar e legal sobre criptomoedas há pelo menos um ano. Nesse sentido, a Comissão Europeia abriu uma consulta em dezembro de 2019, na qual questionou publicamente sobre comentários sobre a regulamentação das criptomoedas. A consulta foi respondida por empresas privadas tão importantes como PayPal e Google. Após o encerramento da consulta, o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, afirmou:
A falta de segurança jurídica é frequentemente citada como o principal obstáculo ao desenvolvimento de um mercado sólido de cripto-ativos na UE. Esta é uma boa oportunidade para a Europa fortalecer a sua posição internacional e se tornar um criador de padrões global, com empresas europeias liderando novas tecnologias para finanças digitais.
Bitcoins e criptomoedas devem ser classificados como instrumentos financeiros
De acordo com o relatório, o presidente da Blockchain Federation, com sede em Bruxelas, Bruno Schneider-Le Saout, chamou a nova legislação de “histórica”. O presidente da Blockchain Federation disse ainda que a nova legislação apoiará o financiamento digital europeu por muitos anos e acrescentou:
A nova legislação proporcionará segurança jurídica, necessária tanto para os cripto-ativos que não são abrangidos pela legislação existente nos serviços financeiros da UE, como para a aplicação da DLT nos serviços financeiros e na tokenização dos instrumentos financeiros tradicionais.
Schneider-Le Saout afirmou que é fundamental que as criptomoedas sejam classificadas como instrumentos financeiros. Isto permitiria que esta classe de ativos fosse incluída nos instrumentos jurídicos da União Europeia que regulam os mercados.
Outro elemento importante do ecossistema de criptomoedas a, os tokens de segurança, estarão sujeitos a uma análise mais rigorosa. Portanto, a nova legislação propõe a criação de áreas onde esta classe de ativos possa ser estudada. Esses territórios são chamados de “caixas de areia” e têm seus predecessores em um experimento que está sendo conduzido atualmente pelo Reino Unido.
Os consumidores irão se beneficiar rapidamente com a introdução da nova legislação, como Schneider-Le Saout apontou. A legislação propõe a criação de um mercado único no qual esta classe de ativos será vendida em toda a Europa. Portanto, espera-se que um regulamento seja escrito para “harmonizar” os requisitos que os fornecedores de produtos e serviços de criptomoedas terão que cumprir.
Quando introduzida, a nova legislação substituirá os quadros jurídicos já existentes a nível nacional e será aplicável a todas as criptomoedas. Entre as questões mais importantes, a legislação abrange os seguintes: requisitos para emissores de moeda estável, requisitos para prestadores de serviços de criptomoeda, definição de ativos de criptografia, escopo, entre outros. A legislação deve ser concluída até o final do terceiro trimestre deste ano.
Leia também: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit