TikTok, a plataforma multibilionária de compartilhamento de vídeo de propriedade da empresa de tecnologia chinesa ByteDance e popularizada pela geração Y e pela geração Z, escolheu a Oracle Corporation como seu parceiro de tecnologia em vez da Microsoft.
Trump: TikTok é uma ameaça à segurança nacional
A notícia chega em um momento crucial depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, decretou veementemente que a TikTok deve vender suas operações nos Estados Unidos até 15 de setembro, estipulando que o aplicativo de mídia social é uma ameaça à segurança nacional por coletar furtivamente informações do usuário, como revelado por uma análise do Wall Street Journal.
O presidente Trump acusou a TikTok, propriedade integral da gigante chinesa da tecnologia ByteDance, de coletar informações de milhões de usuários americanos e de compartilhar dados confidenciais com o governo chinês. A empresa-mãe ByteDance negou todas as reclamações dirigidas a ela sobre violação de dados e segurança.
EUA-China, pegos em uma batalha de tecnologia e blockchain
As alegações de violação de dados de usuário anteriores do presidente Trump dirigidas à TikTok ocorrem em um momento crítico, com as eleições presidenciais se aproximando e marcadas para o mês de novembro. Além disso, os EUA e a China foram pegos em uma guerra fria de tecnologia, com a ascensão do blockchain e a China ganhando um enorme impulso na corrida para ser o primeiro a lançar uma moeda digital oficialmente regulamentada pelo banco central (CBDC).
Anteriormente, Donald Trump havia declarado publicamente :
“No que diz respeito a Tiktok, estamos banindo-os dos Estados Unidos.”
Por que o TikTok escolheu a Oracle?
Embora a Microsoft tenha aproveitado a oportunidade de adquirir os ativos da TikTok nos Estados Unidos, que possui mais de 150 milhões de usuários, o aplicativo de compartilhamento de vídeo em expansão tomou outro rumo e escolheu a Oracle Corp. como seu parceiro de tecnologia nos Estados Unidos. A Microsoft anunciou em um comunicado oficial em 13 de setembro:
Eles não venderiam as operações da TikTok nos EUA para a Microsoft. Estamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, ao mesmo tempo que protegia os interesses de segurança nacional. ”
A empresa multinacional de tecnologia acrescentou: “Teríamos feito mudanças significativas para garantir que o serviço atendesse aos mais altos padrões de segurança, privacidade, proteção online e combate à desinformação”.
Implicações Bitcoin e Crypto
Ainda há especulação sobre se Trump ficará satisfeito com a parceria entre a Oracle e a TikTok. Se o presidente dos Estados Unidos decidir prosseguir com a proibição do TikTok, isso pode resultar em outras plataformas descentralizadas de mídia social captando os assinantes americanos da GenZ que antes eram assinantes do aplicativo de compartilhamento de vídeo. Baixado cerca de 2 bilhões de vezes globalmente, o TikTok se orgulha de ter aproximadamente 100 milhões de usuários ativos mensais nos Estados Unidos.
Block.one, uma plataforma de blockchain de alto desempenho que hospeda sua plataforma de mídia social Voice, estaria entre aqueles que se beneficiariam com a proibição do TikTok. Se a parceria entre a TikTok e a Oracle se mostrar insatisfatória para a Casa Branca e o governo Trump, outros gigantes da mídia social baseados em blockchain se beneficiariam muito. Posteriormente, isso pode resultar em um boom de mercado de criptomoedas e Bitcoin ( BTC ) também.
No momento em que este artigo foi escrito, o Bitcoin está sendo negociado a $ 10.357,18, caindo 1% desde ontem. Especula-se que a queda seja resultado das vendas da mineradora de criptomoedas, e os investidores estão antecipando ativamente a próxima alta do ativo digital, com touros do Bitcoin como os gêmeos Winklevoss aumentando o preço.
Como a Blockchain pode beneficiar o TikTok
Parece haver muito trabalho a ser feito para o TikTok. De acordo com um relatório divulgado pela CheckPoint Research em 8 de janeiro, os dilemas que o aplicativo encontrou foram – hackear contas de usuário do TikTok e manipular conteúdo; exclusão de vídeos; enviar vídeos não autorizados; tornar públicos vídeos “ocultos” privados e revelar informações pessoais salvas na conta, como endereços de e-mail privados.
Mais pesquisas parecem indicar que o ByteDance pode se beneficiar muito com o uso do blockchain como uma solução para combater os problemas de segurança encontrados pelo TikTok. Empregar o blockchain para executar seu aplicativo permitiria que os dados pessoais de milhões de influenciadores e criadores de conteúdo em todo o mundo fossem melhor protegidos e protegidos por meio de um livro-razão descentralizado distribuído. Blockchain tem sido cada vez mais adotado em toda a Ásia e Europa por sua robustez, escalabilidade e arquitetura estável em geral.
DeFi Booms – Aave Domina
Actualmente, Ethereum é o ecossistema de blockchain mais alavancado para protocolos e projetos de finanças descentralizadas (DeFi). Estima-se que o sector financeiro descentralizado tenha um valor total bloqueado (TVL) de cerca de US $ 8 bilhões, de acordo com dados do DeFi Pulse. Atualmente, o protocolo DeFi Aave está liderando o grupo, com um TVL de US $ 1,50 bilhão no momento da redação.
Leia também: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit