Seguindo o rápido aumento na adoção de criptomoedas em todo o continente este ano, o crescimento acelerado da tecnologia blockchain na África levantou preocupações sobre a possível implementação de regulamentação automática.
A África se tornou um foco de comércio de criptomoedas P2P este ano, com a Nigéria e o Quênia entre os oito principais países no índice de adoção de criptomoedas Chainalysis .
Os pagamentos por criptomoedas tornaram-se um recurso comum em muitas partes do continente, permitindo que empresas e indivíduos façam transações rápidas e econômicas, aumentando a produtividade em algumas das comunidades com menos serviços bancários.
Recentemente, no entanto, surgiram preocupações em relação à reação dos reguladores financeiros da África. O uso de criptomoedas em economias em dificuldades pode representar uma ameaça direita aos governos e instituições financeiras exclusivas, e muitos temem que uma proibição generalizada ou censura míope possa estar em jogo.
Muitos países dependem de criptomoedas para remessas e pagamentos transfronteiriços, pois tornam isso mais barato e rápido do que os métodos tradicionais. Quaisquer restrições aos ativos digitais que se movem livremente entre os países podem não apenas sufocar a inovação no continente, mas também afetar seriamente o dia a dia de muitos que dependem da criptomoedas como meio principal para transações.
Diante do aumento dos volumes e da atividade de comércio de criptomoedas na região, os reguladores estão monitorando a situação e podem intervir com uma intervenção abrupta. No entanto, muitos legisladores africanos parecem estar divididos sobre o melhor curso de ação em relação à diplomacia regulatória.
Garantir que os consumidores sejam protegidos é uma prioridade, mas parece haver um grupo de legisladores com a intenção de limitar quaisquer restrições que possam inibir o desenvolvimento contínuo dessa nova indústria próspera.
Seguindo uma proposta em abril que veria os reguladores sul-africanos implementarem uma postura firme sobre o licenciamento e regulamentação de ativos digitais, há entusiasmo em torno de novas diretrizes propostas pela SEC nigeriana que determinaria que todas as criptomoedas e ativos digitais seriam considerados títulos negociáveis.
Embora uma regulamentação míope possa prejudicar os usuários de criptografia, uma reação positiva dos legisladores pode facilitar a adoção em massa da criptomoeda na África.
Leia também: US Wealth Manager confirma no CNBC que o PayPal habilitará pagamentos de criptomoedas para comerciantes
Leia também: Max Keiser Afirma que o Bitcoin Irá Destruir Todas Altcoins
Leia também: O que é Bitcoin e como funciona a criptomoeda?