Com o aumento das finanças descentralizadas (DeFi) sendo um dos maiores sucessos da indústria de blockchain em 2020, os especialistas questionaram se Ethereum, a infraestrutura subjacente para a maioria dos protocolos DeFi, poderia sustentar o grande volume de transações no longo prazo.
O hype do DeFi aumenta, o Gwei sobe
O sector de finanças descentralizadas ( DeFi ) sem dúvida revolucionou a indústria de criptomoedas e blockchain neste ano, com mais de US $ 10 bilhões em valor total bloqueado em seus aplicativos de contrato inteligente.
Actualmente, a maioria dos aplicativos financeiros descentralizados ( dApps ) são executados no blockchain Ethereum. No entanto, com o aumento da quantidade de ativos de criptomoedas despejados no DeFi, os desenvolvedores e especialistas do sector questionaram se a blockchain Ethereum poderia sustentar a quantidade crescente de transações no longo prazo, já que as taxas aumentaram.
Nos últimos meses, os preços do gás Ethereum (ETH) subiram consideravelmente, à medida que mais e mais projetos aderiram ao movimento DeFi. Os preços do gás chegaram a atingir altas de 700 gwei, com o maior protocolo DeFi do mercado, Uniswap , causando um grande congestionamento na rede quando seu token de governança UNI foi distribuído para usuários de DeFi após seu lançamento. Em média, os preços do gás Ethereum estão geralmente em torno de 416 gwei.
O número de novos usuários que acessam a rede Ethereum também parece ter aumentado com o boom do DeFi, já que o número de endereços de carteiras com Ether (ETH) registrou um novo recorde histórico recentemente, de 10.116.076.
Além disso, o número actual de projetos DeFi mais do que dobrou durante o verão, de acordo com dados do DeFi Pulse. Considerando que a indústria costumava ter apenas 20 projetos, novos protocolos DeFi surgiram, com os principais projetos sendo Uniswap, Maker e Aave .
O Ethereum pode manchar o DeFi boom?
Com o aumento da actividade no blockchain, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, e outros especialistas do setor questionaram se a infraestrutura do blockchain da Ethereum era escalonável o suficiente para sustentar o boom do DeFi no longo prazo.
Vitalik Buterin já havia abordado a questão da escalabilidade e criticado a estratégia de produção agrícola empregada pelos entusiastas do DeFi, dizendo que era uma coisa de curto prazo. Com a rede principal Ethereum 2.0 em andamento, Buterin espera que a questão da escalabilidade seja resolvida na cadeia, por meio de fragmentação.
O cofundador da Ethereum também abordou a questão das altas taxas na rede e disse que ela pode acabar mais cedo do que o esperado, hipoteticamente antes do lançamento da ETH 2.0.
Outros querem entrar no DeFi
Apesar de Ethereum 2.0 estar em obras para entregar uma solução de blockchain ainda mais descentralizada, segura e escalável do que a mainnet actual, os desenvolvedores DeFi já estão lutando para procurar outras plataformas para hospedar seus dApps.
Um candidato potencial é o Radix , uma plataforma de primeira camada projetada especificamente para aplicativos DeFi. Por meio de seu modelo de consenso Cerberus, a plataforma visa o ” trilema blockchain ” criado por Buterin e outros especialistas em blockchain para fornecer soluções de descentralização , segurança e escalabilidade para uma experiência de usuário perfeita. O projeto de consenso que aproveita um modelo de fragmentação e consenso também está prestes a lançar seu próprio token ERC-20.
No entanto, Ethereum teve um alto desempenho este ano, com as taxas de hash de ETH atingindo um novo recorde e ultrapassando 250 TH / s pela primeira vez em mais de dois anos esta semana.
Ele também permanece dominante no mercado, superando o Bitcoin em termos de ganhos. Atualmente, está sendo negociado a US $ 340,04 no mercado, até o momento.
Competindo com Ethereum
Parece inevitável se os protocolos DeFi serão executados em outras redes, especialmente se a questão das altas taxas de transação e escalabilidade não for tratada e resolvida pelo Ethereum. Além disso, com outros projectos que procuram capitalizar no boom DeFi e lucrar com isso, a adoção de projetos DeFi em outras redes concorrentes parece ser inevitável. No entanto, obter o mesmo monopólio da Ethereum será uma tarefa ambiciosa.