Os legisladores dos Estados Unidos apresentaram um novo projecto de lei ao Congresso que visa impor o controle federal sobre toda a indústria de moedas estáveis (Stablecoins) e obrigaria os emissores de tokens a garantir as licenças bancárias.
Os representantes dos Estados Unidos Rashida Tlaib (D-Mich.), Jesús “Chuy” García (D-Ill.) E Stephen Lynch (D-Mass.) Apresentaram a Lei de Tethering e Execução de Licenciamento Bancário Stablecoin (STABLE) na quarta-feira, 2 de dezembro O novo projecto de lei do Congresso dos EUA exigiria que os emissores de Stablecoins garantissem a aprovação federal e as licenças bancárias para a circulação de seus tokens.
O comunicado oficial cita a necessidade de regulamentar stablecoins e cita o projecto Libra do Facebook como seu principal exemplo. Não relacionado, o projecto Facebook Libra foi recentemente renomeado para Diem . O lançamento diz:
“As moedas digitais, cujo valor está permanentemente atrelado ou estabilizado em relação a uma moeda convencional como o dólar, representam novos desafios regulatórios, ao mesmo tempo que representam uma fonte crescente de mercado, liquidez e risco de crédito.”
O projecto de lei exigiria especificamente que os emissores de Stablecoins obtivessem uma autorização bancária. De acordo com o lançamento:
“Será ilegal para qualquer pessoa emitir uma stablecoin ou produto relacionado ao stablecoin, fornecer qualquer serviço relacionado ao stablecoin ou de outra forma se envolver em qualquer atividade comercial relacionada ao stablecoin, incluindo atividades envolvendo stablecoins emitidos por outras pessoas, sem obter aprovação por escrito antecipadamente, e em uma base contínua, da agência bancária federal apropriada, a Corporação e o Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal. “
De acordo com o comunicado oficial, o STABLE Act busca combater os desafios que a Pandemia COVID-19 expôs no sistema bancário – incluindo inúmeras barreiras para acessar e utilizar as instituições financeiras convencionais, deixando muitos voltados para o setor de tecnologia financeira para atender às necessidades de serviços financeiros de consumidores de renda baixa e moderada (LMI) para tudo, desde pagamentos diretos mais rápidos, acesso a empréstimos e até mesmo acesso a contas bancárias. Os legisladores procuram impedir que esse sistema bancário digital ocorra em conjunto com os bancos americanos.
“Ficar à frente da curva para evitar que os fornecedores de criptomoedas repitam os crimes contra residentes de baixa e média renda que os grandes bancos tradicionais têm é – e tem sido – extremamente importante”, disse a congressista Tlaib. “Do OCC ao Federal Reserve e àqueles que vendem stablecoins, as proteções que o STABLE Act tornaria possível são mais necessárias do que nunca em meio a uma pandemia que gerará decisões financeiras mais arriscadas por necessidade, porque nosso governo federal continua a falhar com todos nós ao não fornecer legislação de alívio adequada. ”
O Facebook foi citado especificamente como um provedor de stablecoin que tentou tirar vantagem da exclusão financeira e da lacuna no mercado – atrelando o valor de Libra a uma cesta das principais moedas convencionais. Os legisladores também citam JP Morgan, Apple e Paypal / Venmo também consideraram lançar suas próprias variantes de stablecoin, que também têm o potencial de tirar vantagem de comunidades sem e com poucos bancos.
Os legisladores argumentam ainda que, sem regulamentações, há potencial para impactos díspares, “inclusão predatória”, “redlining digital” e “cor da vigilância”.
A mudança para introduzir a lei STABLE ocorre apenas semanas depois que os patrocinadores e co-patrocinadores do projeto de lei enviaram uma carta ao Controlador Interino da Moeda, Brian Brooks, que questionou seriamente as prioridades do regulador durante a pandemice COVID. A carta criticava as cartas interpretativas do OCC sobre os bancos que fornecem serviços de custódia para emissores de moeda estável e outras plataformas de criptomoedas.
O Impacto da Lei ESTÁVEL
De acordo com o Dep. Tlaib, uma das forças que impulsionam o projecto de lei, a legislação visa proteger os indivíduos. Ela escreveu no Twitter:
“É extremamente importante evitar que os fornecedores de criptomoedas repitam os crimes contra residentes de baixa e moderada renda que vivem em grandes bancos tradicionais.”
O projecto está encontrando forte oposição da comunidade criptomoedas. O CEO e cofundador do Circle Jeremy Allaire disse no Twitter que, se a lei fosse aprovada, “representaria um grande retrocesso para a inovação da moeda digital nos Estados Unidos, limitando o progresso acelerado da indústria de blockchain e fintech”.
Tyler Lindholm, um representante da Câmara do estado progressista de criptografia de Wyoming, argumentou que a lei vai contra a filosofia fundamental do sector de Criptomoedas de poder descentralizado. Lindholm respondeu directamente ao Rap. Tlaib em um tweet :
“Centralização de poder para um mundo descentralizado. Não, obrigado. Esta indústria tem sido anos-luz mais bem-sucedida em trazer liberdade financeira para quem não tem banco e isso aconteceu sem clientelismo, como sugerido neste projeto de lei. ”
Como a actual sessão do Congresso chegará ao fim em algumas semanas, é improvável que o acto STABLE avance mais neste estágio, mas será apresentado novamente no próximo ano.
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit