Vladimir Putin, o presidente da Rússia, assinou uma nova ordem na quinta-feira, 10 de dezembro de 2020. Com esta nova ordem, todos os funcionários públicos russos são obrigados a declarar todas as suas propriedades de criptomoedas. Isso se tornou uma etapa obrigatória para todos os funcionários que possuem acervos de criptomoedas.
De acordo com o documento oficial, qualquer pessoa que trabalhe com o governo ou seja um funcionário público deve divulgar todos os seus ativos digitais. Isso incluirá os bens mantidos por seus cônjuges e filhos também. Essa divulgação será totalmente semelhante ao relatório de propriedade usual dos candidatos.
Vladimir Putin deu tempo até junho de 2021 para declarar propriedades de criptomoedas
Ao assinar as novas ordens, também é revelado que Vladimir Putin deu o tempo até junho de 2021 para a declaração. Agora, todas as autoridades russas são obrigadas a divulgar seus acervos de criptomoedas até 30 de junho de 2021. Essa medida foi tomada porque, há alguns meses, o presidente assinou uma lei segundo a qual as criptomoedas são reconhecidas como propriedade.
Junto com este novo pedido assinado por Vladimir Putin, o Ministério das Finanças da Rússia também propôs um pacote de projetos de lei. Este projeto de lei consiste em regras que relatam criptomoedas para fins fiscais.
Inicialmente, o governo impôs várias multas e três anos de prisão para quem não seguir as regras. No entanto, essas regras foram suavizadas pelo governo em novembro de 2020. Uma versão mais leve deste projeto de lei foi apresentada pelo governo russo no Parlamento em 30 de novembro de 2020. Agora, de acordo com as novas regras, qualquer pessoa que não relatar seus acervos de criptomoedas tem direito a uma multa de 50.000 rublos. Caso eles sejam incapazes de relatar suas participações, uma multa de 10% do total das transações criptografadas pela pessoa será aplicada aos inadimplentes.
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit