O XRP caiu abaixo do nível de $ 0,50, queda de 10% nas principais Exchanges, após a notícia de que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) entrará com um processo contra a Ripple por supostamente violar as leis de valores mobiliários com a criptomoeda XRP.
Em uma base de 24 horas, o XRP caiu 17% no CoinMarketCap , com a notícia de que sua empresa-mãe, Ripple, enfrentaria um processo judicial próximo.
O XRP, que é a terceira maior criptomoeda por capitalização de mercado, está atualmente sendo negociado lateralmente por cerca de US $ 0,46, e pode sofrer uma desvalorização adicional, já que a Altcoin enfrenta pressão contínua.
Atualmente, embora já esteja em negociações há algum tempo, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos está prestes a encerrar sua gestão até o final do ano, mas não sem deixar seu legado. O Ripple deve ser julgado por vender títulos não registrados por meio do XRP, algo que sem dúvida fará mais o preço do XRP. Mike Novogratz, o CEO da Galaxy Digital e um famoso touro Bitcoin, chamou a inadvertência de Clayton de perseguir Ripple como peculiar:
“Embora eu não comente ainda sobre o que isso significa para $ XRP ou outras moedas lançadas em 2017, $ BTC e $ ETH parecem ter um passe SEC. Acho estranho que Clayton esperou anos para fazer isso. ”
Debates sobre se o XRP do Ripple é instigado pela segurança
A iminente ação judicial irritou muitos investidores, já que o debate sobre se o Ripple é realmente classificado como um título ou não tem sido fortemente ponderado. O CEO da Ripple Brad Garlinghouse afirmou repetidamente que o XRP não era um título e que o token agia mais como um ativo de ponte. Sua empresa de fintech também tentou firmemente se diferenciar da criptomoeda, permitindo que ela funcionasse em uma rede de código aberto.
Ripple também foi criticado por liberar o XRP do escrow mensalmente, um movimento que foi criticado como um estratagema para obter lucro. Anteriormente, o diretor de tecnologia da Ripple, Daniel Schwartz, havia rejeitado isso, dizendo que o valor liberado não era nada comparado ao valor real do Ripple, que está na casa dos bilhões.
Esse sentimento foi ecoado pelo entusiasta da criptografia Alex Cobb, que chamou a decisão da SEC de um caso de “medo, incerteza, dúvida” (FUD), criado para causar estragos. Ele afirmou que isso dificilmente afetaria Ripple em qualquer caso, e que o processo iria balançar Ripple temporariamente, já que a empresa era feita de dinheiro, por assim dizer. Ele disse :
“Eu amo como esse processo FUD sai e ninguém na comunidade XRP está caindo nessa merda. Isso só mostra quanta besteira FUD já suportamos. Pior cenário: Ripple leva uma multa, eles valem bilhões, eu acho que eles podem estar ok. ”
Leia também: A Liquidez do Bitcoin Está a Desaparecer das Exchanges e a Crise de Abastecimento Está Próxima