A acção judicial da United States Securities and Exchange Commission (SEC) contra a Ripple pode ser suficiente para forçar as principais bolsas, especialmente a Coinbase, a remover o token XRP enquanto o caso de “títulos não registrados” permanece sem solução – o que acabaria por enviar o preço da criptomoeda a novos mínimos antes as partes até entrarem em um tribunal.
Antes que o co-fundador e CEO da Ripple Labs, Brad Garlinghouse, tenha a chance de defender o token XRP contra as alegações da SEC, o caso aberto contra o XRP pode ser suficiente para forçar grandes bolsas como a Coinbase a remover o token enquanto isso.
O regulador dos Estados Unidos entrou oficialmente com um processo contra a Ripple Labs Inc., nomeando o cofundador Chris Larsen e o CEO Brad Garlinghouse como réus no processo, pela venda de oferta não registrada de “títulos de ativos digitais” por meio da qual US $ 1,3 bilhão foi levantado.
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, fez um anúncio aberto ontem de que a SEC levaria adiante seu processo contra a Ripple. Desde então, o preço do token XRP despencou.
O preço do XRP caiu quase 20% desde o anúncio e está sendo negociado por cerca de US $ 0,37 no momento em que este artigo foi escrito. No entanto, outro evento aparentemente não relacionado provavelmente causará uma queda ainda mais dramática nos preços nos próximos dias – Coinbase, a maior troca de criptomoedas nos EUA acabou de entrar com um pedido de IPO e não vai querer atrair a ira de nenhum regulador neste momento.
A Coinbase irá delistar o token XRP
Se Ripple for multado e o token XRP julgado como segurança, isso pode fazer com que o token seja retirado de certas trocas de criptomoedas e inibir sua adoção – é muito improvável que a Coinbase espere pelo resultado do processo da SEC contra a Ripple Labs.
Anunciada em 18 de dezembro, a tão esperada Oferta Pública Inicial (IPO) da Coinbase foi finalmente arquivada e agora aguarda a revisão e aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC) antes de o pedido ser tornado público.
Como a SEC, em última análise, detém em suas mãos o destino da visão do crypto exchange da Coinbase de se tornar pública, há pouca ou nenhuma chance de que a Coinbase se oponha à SEC na questão do XRP.
Como um analista de criptomoeda disse no Twitter, a Coinbase provavelmente será forçada a remover o XRP muito antes que a SEC e o Ripple se confrontem, o que poderia reduzir o preço do XRP.
“A próxima coisa que VAI acontecer é a remoção da lista de $ XRP da Coinbase – eles não têm escolha a não ser remover a lista. Quando isso acontecer, o Ripple afundará mais rápido do que o Titanic. ”
O analista explica que os operadores de troca de criptografia, como “Coinbase geralmente não têm permissão para oferecer ativos a seus clientes que a SEC considera serem títulos”. Além disso, o analista espera que, se a Coinbase não remover a lista, a SEC provavelmente entrará com ações criminais contra a empresa por oferecer e vender ações não registradas de forma fraudulenta. Além disso, a Coinbase pode ser responsabilizada pelos investidores que venderam o XRP por meio da bolsa para recuperar suas perdas.
Se o nome mais conhecido em criptografia nos Estados Unidos remover a terceira criptomoeda mais popular no token XRP do Ripple, a queda de preço e a venda seriam catastróficas. E, neste ponto, parece quase inevitável que a Coinbase tenha que remover o XRP da lista.