O mercado Bitcoin (BTC) tem registado uma alta volatilidade. Nas últimas 24 horas, baleias desconhecidas movimentaram mais de 1 bilhão de dólares em mais de dez transações separadas. Estas transações podem favorecer o Bitcoin,visto que os investidores ricos aumentaram o ritmo de transferência da criptomoeda nas últimas semanas.
Segundo o site nigeriano Nairametrics, os dados do Whale Alert, um rastreador criptoanalítico, mostraram baleias BTC desconhecidas a movimentarem mais de 1 bilhão de dólares em mais de dez transações separadas. Este cenário é catalisado pela pressa dos investidores que buscam cada vez mais participar activamente nesta criptomoeda que está em constante mudança.
O Nairametrics, confirmando o que já temos vindo a afirmar, acredita que o aumento das pressões de compra por marcas institucionais notáveis são parcialmente responsáveis pelas recentes subidas do preço do BTC, embora seja difícil prever os movimentos do mercado. As baleias BTC têm mostrado historicamente que determinam a tendência da moeda.
No momento da elaboração deste artigo, o BTC estava a ser negociado a 26.897,82 dólares, com um volume diário de negociação de 51.274.635.738 dólares, tendo registado um aumento de 8,39% nas últimas 24 horas.
O que é uma baleia no universo crypto?
No mercado BTC, os investidores ou comerciantes que possuem grandes quantidades da moeda são normalmente conhecidos como “Baleias Bitcoin”. Isto é, uma baleia BTC seria então um indivíduo ou entidade comercial (com um único endereço Bitcoin) que possui cerca de 1000 Bitcoins ou mais.
À medida que as baleias Bitcoin acumulam moedas, o fornecimento circulante do bitcoin reduz, e isso pode enfraquecer qualquer tendência de baixa em que o bitcoin se encontre. Por isso, com o tempo, é possível que à medida que o Bitcoin se aproxima do seu suprimento fixo de 21 milhões Bitcoins, o seu preço suba muito mais, considerando a tendência actual.