Após o processo da SEC contra a Ripple pela venda de títulos não registados, várias bolsas de criptomoedas removeram a moeda das suas plataformas, e isto até que seja alcançado um consenso sobre a classificação da XRP. Em consequência, o preço da moeda vem caindo drasticamente desde as últimas semanas de 2020.
A Revolut, empresa britânica de fintech, junto com a Uphold, estão entre as poucas que, por enquanto, mantém o seu apoio à XRP. Mas, dada a velocidade com que a moeda vem sendo removida das exchanges, o pequeno grupo de plataformas que ainda a apoia poderá ser forçado a seguir o mesmo caminho, uma vez que o valor da moeda continua a cair.
Além disso, em breve poderá haver cada vez menos pares de negociação com a XRP, visto que aproximadamente vinte bolsas de criptomoedas em todo o mundo removeram-na das suas listas. A Revolut, por seu turno, alertou que poderá remover a moeda caso a sua liquidez nas bolsas parceiras da empresa britânica diminua e não possam mais comprar ou vender a moeda.
A Revolut disse também que, na pior das hipóteses, os titulares da moeda verão o valor dos seus fundos cairem para zero, pois com o número crescente de bolsas a removerem-na, poderá chegar um momento em que os investidores não conseguirão mais vender as suas XRPs. Para os usuários do Revolut, as suas reservas em XRP também cairão para zero, já que a empresa britânica ainda não possui um serviço que permita aos usuários retirarem e transferirem os seus fundos de criptomoedas para uma carteira externa.
Uphold apoia a XRP até o fim
Se por um lado a Revolut pondera remover a moeda caso a pressão aumente, por outro lado, a Uphold está determinada a ir até às últimas consequências. A empresa mostrou uma preocupação semelhante a da Revolut, mas disse que, por enquanto, a negociação da XRP estará disponível na sua plataforma. JP Thieriot, CEO da Uphold disse:
A Uphold continuará a listar a XRP a menos que a decisão do tribunal vá contra a Ripple – dizendo especificamente que a XRP é, hoje, um valor mobiliário. Ou ainda caso o volume de negociação se dissipe a um ponto em que não possamos mais suportar.
Actualmente, várias bolsas de criptomoedas já retiraram a XRP das suas listas, incluindo a Coinbase, Bitstamp e Binance US. As bolsas temem pela fúria da SEC. Um advogado conhecedor do assunto disse:
Sabe quem estará em risco se a XRP for considerada um título? CADA EXCHANGE QUE LISTA A XRP.”
XRP em queda livre
Com tantas bolsas a removerem a cotação da XRP, a liquidez da moeda reduziu e o seu volume de negociação caiu drasticamente, em comparação com o mês de novembro, quando a moeda atingiu 0,90 dólares na Coinbase. Entre as principais bolsas dos EUA, apenas a Kraken mantém a moeda na sua lista.
O cenário não parece bom para a Ripple e, como se não bastasse, os seus investidores estão a vender cada vez mais as suas participações, visto que se sentem forçados a retirar os seus fundos ou a trocá-los por outras criptomoedas.
Sobre o assunto, Ryan Selkis, fundador da Messari, sugeriu no Twitter: se você ainda está a segurar a XRP, agora é uma boa hora para vender.
Durante a redacção deste artigo, a moeda estava a ser negociada a 0.2318 dólares, com uma perda de 2.02% nas últimas 24 horas e um ganho total de 8.24% nos últimos 7 dias.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Ultrapassou a Marca de $ 35.000 e Bate Recorde de Todos os Tempos