Um homem de 37 anos não identificado foi vítima de um roubo de uma gangue em Hong Kong de ladrões que fugiu com 15 bitcoin (BTC), no valor de HKD 3 milhões ($ 387.000) em dinheiro. Eles concordaram em se encontrar pessoalmente para uma transação de troca de criptomoeda cara a cara.
Seis Suspeitos não Chineses Supostamente Envolvidos no Roubo
De acordo com o South China Morning Post, o negociante de bitcoin pretendia se encontrar pessoalmente em Hong Kong com os supostos compradores após uma conversa online.
Inicialmente, a vítima não identificada recebeu HKD 3 milhões em dinheiro, conforme combinado, enquanto estava no carro dos ladrões, já que havia transferido 15 BTC para os compradores, em frente a um hotel em North Point, Hong Kong De acordo com dados 15 BTC valem $ 519.969 no momento desta publicação.
No entanto, após a transação, os ladrões chutaram a vítima para fora do carro em uma encosta enquanto contavam o dinheiro, o que gerou uma busca em todo o país. De acordo com a polícia, o incidente aconteceu depois que os ladrões viajaram por mais de 6 km e pararam na estrada Tai Tam em Chai Wan.
Em seguida, três homens apareceram no local, expulsaram a vítima, roubaram o dinheiro da vítima e dois telefones celulares.
A polícia de Hong Kong afirmou que está procurando um total de “seis suspeitos de etnia não chinesa, com cerca de 30 anos”, incluindo o motorista, que possivelmente está envolvido no incidente.
Reações da comunidade de criptomoedas
Fontes policiais disseram ao South China Morning Post que o roubo não envolveu nenhuma arma, nem lutas que deixaram pessoas feridas.
Até o momento, o esquadrão do crime do distrito oriental de Hong Kong está encarregado da investigação.
Reagindo à notícia, Jameson Lopp, CTO da Casa e ex-engenheiro de software da Bitgo, emitiu uma recomendação curta, mas direta:
Não se envolvam em negociações de bitcoin cara a cara com seis dígitos sem uma escolta armada, pessoal.
Algumas pessoas comentaram no tópico do Twitter de Lopp que as transações pessoais relacionadas ao bitcoin são bastante comuns em alguns países, como o Japão, mesmo envolvendo “grandes transações em dinheiro”.
Risco desnecessário de vendas cara a cara de Bitcoin
O caso levanta os enormes riscos associados às vendas cara a cara de bitcoins, que foram por algum tempo a única maneira de conduzir tais negociações. Hoje em dia, no entanto, com as trocas on – line e on / offramps sendo mais numerosas e seguras do que nunca, há muito pouca necessidade de conduzir uma venda de bitcoin face a face.
Se você decidir conduzir uma venda de bitcoin cara a cara, certifique-se de decidir se reunir e realizar a transferência em um local público. Certifique-se de levar alguém com você para a reunião e não vá sozinho. Se possível, confirme a identidade da pessoa com antecedência para ter uma ideia mais clara de quem esperar.
LEIA TAMBÉM: O Bitcoin Provavelmente Nunca Será Negociado Abaixo de $ 20.000 Novamente
LEIA TAMBÉM: Bitcoin Atinge 40 mil Dólares Pela Primeira Vez