O presidente eleito dos Estados Unidos, Joseph Biden, nomeará Gary Gensler como o novo presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para substituir Elad Roisman. Durante a administração de Obama, Gensler liderou a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) de 2009 a 2014.
Joseph Biden finalmente decidiu quem vai liderar a SEC dos EUA após a demissão de Jay Clayton como presidente em dezembro. Gensler é uma figura conhecida na indústria de criptomoedas, especificamente na esfera acadêmica.
Durante a administração Trump, o ex-banqueiro do Goldman Sachs ministrou cursos sobre activos criptográficos e blockchain na Massachusetts Institute of Technology (MIT) Sloan School of Management. Segundo as fontes, Gensler poderia ter como objetivo “regulamentações mais rígidas”, levantando preocupações entre as empresas de Wall Street.
Se confirmado pelo Senado controlado principalmente por democratas, Gensler também lideraria a luta da SEC contra a Ripple Inc. O ex-banqueiro também chefiou a equipa de transição da política financeira de Joe Biden em novembro. Tal fato aumentava as chances do veterano de Wall Street ser provavelmente nomeado para assumir uma função na SEC.
O ex-presidente da SEC Jay Clayton, substituído por Elad Roisman, era conhecido pela sua agenda de ofertas iniciais de moedas (ICO, na sigla em Inglês). Durante o seu mandato, a SEC divulgou um relatório declarando que activos digitais podem ser tratados como títulos.
Sob a liderança de Gensler, a novela SEC vs. Ripple poderá ter um impacto negativo para esta última, considerando as declarações anteriores de Gensler sobre o assunto. Pois, num dos seus discursos numa conferência do M.I.T em 2018, Gensler disse que há um forte possibilidade da XRP ser classificada como um título. O veterano de Wall Street afirmou que a Ripple “estava a trabalhar muito para aumentar o valor da sua moeda “.
No dia 7 de janeiro, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, abordou algumas das alegações feitas pela SEC. Na época, Garlinghouse disse que a empresa apresentaria a sua resposta legal inicial “dentro de semanas”.
LEIA TAMBÉM
Coinbase Pede Desculpas aos Usuários Europeus Pelas Recentes Falhas no Seu Sistema