Seguindo a Visa, o seu maior concorrente, a Mastercard disse que começará a oferecer suporte a criptomoedas selecionadas directamente da sua rede. Mas, a empresa diz que no estágio inicial trata-se de stablecoins e não de criptomoedas.
A empresa disse que a sua filosofia sobre criptomoedas é simples: é uma questão de escolha. Raj Dhamodharan, Vice-Presidente Executivo (VP) em Mastercard, acrescentou dizendo: … deve ser a sua escolha, [pois] é o seu dinheiro.
Mas parece que, por enquanto, a escolha dos clientes será limitada apenas a stablecoins.
“Esperamos que os consumidores e o ecossistema como um todo comecem a agrupar-se em torno dos activos digitais que oferecem confiabilidade e segurança. São essas mesmas moedas estáveis que esperamos trazer para nossa rede”, disse o VP.
Raj Dhamodharan, Vice-Presidente Executivo da Mastercard
Diferente da Visa, a Mastercard disse que precisa de quatro elementos para começar a oferecer suporte a uma nova criptomoeda na sua rede:
- Proteção ao consumidor, incluindo privacidade e segurança das informações dos consumidores;
- Protocolos de conformidade rígidos, incluindo Conheça seu cliente;
- Os activos digitais devem seguir as leis e regulamentos locais.
- Estes activos digitais precisarão oferecer a estabilidade de que as pessoas precisam num meio para gastar, não para investir.
Em ambos os casos, a empresa já fez parceria com outros processadores de pagamento, como Wirex e BitPay , e o LVL crypto exchange, a fim de criar crypto cards que permitem às pessoas fazer transações usando as suas criptomoedas.
A Mastercard acrescentou que mais parcerias semelhantes estão em andamento.
Em todos estes casos, as criptomoedas ainda não se movem por meio da nossa rede. Os nossos parceiros do sector de criptomoedas convertem-nas em moedas tradicionais e, em seguida, transmitem-nas para a rede Mastercard.
Também estamos interessados em criptomoedas de bancos centrais (CBDCs). No ano passado, criamos uma plataforma de testes para estes bancos usarem essas moedas num ambiente simulado, disse a empresa.
A Mastercard afirma ter 89 patentes de blockchain concedidas globalmente com 285 pedidos adicionais de blockchain pendentes em todo o mundo.
Os planos da Mastercard para integrar pagamentos em criptomoedas representam outro indicador das profundas mudanças estruturais que estão a ocorrer na nossa infra-estrutura financeira. As plataformas de pagamentos estabelecidas, como a Visa, estão a adoptar soluções de criptomoedas, que são mais equipadas para a economia sem fronteiras habilitada pela Internet, disse John Wu, presidente da Ava Labs , à Bloomberg
LEIA TAMBÉM
Amazon Anuncia Projecto Baseado em Criptomoedas e Quer uma Força Tarefa Exclusiva Para Liderá-la