A General Motors – um dos maiores concorrentes da Tesla – disse agora que, embora não vá investir no ativo digital tão cedo, vai monitorar de perto a demanda do cliente e vai considerar permitir que os itens sejam comprados através de sua empresa com Bitcoin em o futuro.
General Motors vai simplesmente monitorar o Bitcoin
O Bitcoin, quando foi criado pela primeira vez, não foi projetado para ser uma ferramenta financeira especulativa como é agora. Em vez disso, foi construído para ser uma moeda de pagamento que pudesse ser usada no lugar de moedas fiduciárias ou cartões de crédito e débito.
Infelizmente, o ativo provou ser extremamente volátil ao longo dos anos, o que acabou atrapalhando os planos de Satoshi Nakamoto. A moeda não é aceita pela maioria dos varejistas e, embora haja alguns que aprenderam a dizer “sim” aos pagamentos BTC , como Overstock.com , certamente não é a norma.
Mas as coisas parecem estar mudando nos últimos dias. A Tesla está estudando a possibilidade de permitir que o bitcoin sirva como método de pagamento. O Twitter anunciou a mesma coisa , e agora parece que a General Motors é a próxima na fila quando se trata de considerar o bitcoin como um substituto para o dólar americano.
A CEO da General Motors, Mary Barra, fez a seguinte declaração:
Não temos planos de investir em bitcoin, então ponto final aqui. Isso é algo que monitoraremos e avaliaremos e, se houver uma forte demanda dos clientes por isso no futuro, não há nada que nos impeça de fazer isso.
A ideia de que a General Motors está considerando as possibilidades de pagamento do bitcoin é um passo na direção certa, mas a empresa também deixou claro que não está pensando em investir no ativo em nenhum momento no futuro imediato. Isso sugere que ainda há um obstáculo em como o bitcoin é potencialmente visto por investidores institucionais.
O apoio institucional não existe totalmente
O Bitcoin está deixando uma grande marca no setor financeiro recentemente. Isso se deve potencialmente à atividade recente da empresa de carros elétricos Tesla , que comprou até US $ 1,5 bilhão em moeda na semana passada. A empresa também está estudando a possibilidade de permitir o bitcoin como método de pagamento por bens e serviços.
É muito fácil se deixar levar pela ideia de que empresas como a Tesla e a MicroStrategy compraram bilhões no ativo. Outras empresas – da Square ao MassMutual – também investiram um pouco na principal moeda digital do mundo por valor de mercado, mas o fato de a GM estar se mostrando tão resistente sugere que a reputação do bitcoin ainda não melhorou totalmente.
Além disso, também parece que muitas das empresas que investem em bitcoin reconhecem que ainda é muito arriscado, com a Tesla alertando os investidores em seu último protocolo da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) que o bitcoin continua sendo um ativo altamente volátil.