A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA poderá investigar Elon Musk pelo recente investimento de 1,5 bilhão de dólares em Bitcoin feita pela Tesla, alertaram alguns especialistas jurídicos, incluindo um ex-oficial da SEC.
Os reguladores podem investigar o CEO da Tesla, Elon Musk, sobre a compra de bitcoins pela sua empresa, informou o Telegraph na terça-feira.
Na semana passada, como foi anunciado pelo Bitcoin Angola, a Tesla comprou uma quantidade substancial de Bitcoin. Na altura, a empresa disse em comunicado:
Investimos um total de 1,50 bilhão de dólares em Bitcoin … esperamos começar a aceitar Bitcoin como forma de pagamento pelos nossos produtos num futuro próximo.
Uma acção esperada em função dos comentários recentes de Musk sobre a criptomoeda
O CEO da Tesla e da Spacex tem mencionado bastante o Bitcoin e Dogecoin nos seus tweets. Por exemplo, em 29 de janeiro, Musk alterou a sua biografia do Twitter para apenas Bitcoin e tweetou o seguinte: em retrospecto, era inevitável.
Poucos dias depois, ele apoiou publicamente a criptomoeda, afirmando que o Bitcoin “é uma coisa boa” e que “o Bitcoin está realmente prestes a obter ampla aceitação do sector financeiro convencional”.
Doug Davison, sócio da Linklaters e ex-chefe da divisão de fiscalização da SEC, explicou:
Não seria surpreendente – dado o foco nos tweets do presidente-executivo, preços do bitcoin e recentes movimentos dramáticos do mercado – que a SEC fizesse perguntas sobre os factos e as circunstâncias aqui.
Vitor Constâncio, que foi vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) até maio de 2018, explicou em tweet:
Não foi divulgado quando a Tesla fez este investimento. Em dezembro, Musk disse que a empresa poderia comprar Bitcoin, e isso foi seguido de muitas declarações suas dizendo que apoiava a criptomoeda. Então,
O Bitcoin continuou a crescer e o investimento da Tesla valorizou-se. Bom, a SEC analisará tudo isso.
Elon Musk Manipulou o mercado?
Alguns acreditam que a SEC não encontrará nada de preocupante ao investigar Musk. Entre eles está Thomas Gorman, sócio do escritório de advocacia internacional Dorsey Whitney e ex-conselheiro sênior da SEC. Ele espera que a equipa da SEC que examina os comentários de Musk nas redes sociais descubra que estes refletem apenas as suas crenças pessoais.
Mas, várias pessoas acreditam que Musk manipulou o preço do Bitcoin para comprar moedas baratas. Entre aqueles que acreditam que a SEC tem um motivo de preocupação está o professor Nouriel Roubini da NYU Stern School, também conhecido como “Dr. Doom ”, que sempre foi um céptico quanto ao Bitcoin.
O professor Nouriel Roubini chamou a ação de Musk de “uma forma de manipulação do mercado, insistindo que a SEC deveria investigar o CEO da Tesla.
Um caso nada insólito
Musk já teve problemas com a SEC antes. Em 2018, o regulador de valores mobiliários acusou o CEO da Tesla de fraude de valores mobiliários relacionada a um tweet sobre a sua empresa de carros elétricos.
Musk e Tesla chegaram a um acordo com a SEC e pagaram uma multa de 40 milhões de dólares. Mas, menos de seis meses depois, a SEC acusou novamente Musk por um tweet diferente que a agência alegou ter violado o acordo anterior.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Alcaça Novo Recorde de $ 49.000 e Está a Caminho dos 50K
Elon Musk Critica os Bancos Pela Fraca Segurança e Lentidão nos Serviços