O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, disse que a sua plataforma pode facilitar uma das maiores transferências de riqueza da história. Charles Hoskinson partilhou as suas visões neste assunto por meio da Kiva, uma plataforma que permite aos usuários de 77 países preservarem os seus microcréditos.
Charles Hoskinson explicou que para alcançar tais metas, alguns recursos devem ser reunidos de modo que a Cardano disponibilize os microempréstimos para pessoas de todo o mundo que precisam de capital.
Hoskinson destacou os principais factores que devem ser tidos em conta para que a Cardano facilite os microempréstimos:
- Construir um sistema de identidade;
- Verificar se o sistema de metadados está no lugar certo;
- Sistema de pagamento legítimo em todos os lugares;
- Conexão de internet estável.
O fundador da Cardano e explicou ainda o que significaria o “sucesso” para a sua plataforma:
O que seria o sucesso da Cardano para Charles Hoskinson?
… o momento em que saberei que a Cardano realmente fez a diferença e mudou o mundo, será quando eu abrir um aplicativo, como faço no Kiva neste momento, e poder manter uma relação directa com alguém, em algum ponto do mundo, que esteja a precisar de ajuda e eu poder realmente ajudá-la.
Não em forma de presente ou caridade, mas como um empréstimo de modo que me devolva posteriormente. E fazê-lo várias vezes, ganhando mais dinheiro do que perco.
Isso par mim significaria sucesso para a Cardano.
“Cardano será a plataforma… que transfere a riqueza de um ambiente de taxa de juros negativa para países em desenvolvimento”
Charles Hoskinson observou também que, com a identidade, surge a responsabilidade de se ter uma reputação. As estruturas sociais devem ser criadas e formadas.
Stablecoins devem ser formados inicialmente para dar a eles um activo que pode ser gasto da mesma forma que as pessoas gastam as suas moeda locais. Depois de conseguir isso, Hoskinson diz ser preciso obter o lucro suficiente e, se isso acontecer, tudo pode acontecer e é possível.
Com o ecossistema de empréstimos estabelecido, Hoskinson especula que a Cardano será a plataforma de contrato inteligente que transfere a riqueza de um ambiente de taxa de juros negativa para países que mostram potencial de crescimento.
Possíveis impactos directos nas finanças
As empresas usarão este instrumento como trabalho de administração de tesouraria, seja especificamente ou por meio de produtos orçamentários organizados.
Isso, continua a explanação de Hoskinson, significa que vamos testemunhar uma das trocas de capital mais notáveis da história da humanidade, isto é, do mundo rico, desenvolvido, ao mundo não tão rico, em desenvolvimento; não devido à caridade, mas porque fez-se o marketing de bom senso.
Hoskinson conclui a sua explicação citando a quarta etapa do processo, que consiste em criar tokens de segurança que permitam micro IPOs (ofertas públicas iniciais) em países onde as despesas de funcionamento de um negócio são relativamente baixas.
Sobre esta etapa, Charles Hoskinson disse:
O custo de administração de uma empresa na Etiópia é de 10 a 50 vezes menor que o custo de administração de uma empresa em São Francisco, nos EUA. E não equivale necessariamente a 10 ou 50 vezes menos lucros. Esta é a chave.
Quando esta infra-estrutura for instalada, um mundo novo se abrirá.
Sobre a Kiva
A Kiva é uma organização que permite o empréstimo de pequenas quantidades por meio da internet, para pequenos negócios ou iniciativas nos paises em desenvolvimento.
É uma instituição sedeada em São Francisco, EUA, e que se sustenta por conta de doações e parcerias com grandes empresas como o Youtube, a Google… e outras instituições que actuam como intermediárias na concessão dos microcréditos.
LEIA TAMBÉM
Maior Plataforma de Pagamentos de África Junta-se ao PayPal
NFT: Arte de Patrick Mahomes Vendida Por 3,7 Milhões de Dólares