O fundador da Tron (TRX), Justin Sun, gastou 6 milhões de dólares num NFT criado pelo artista digital Beeple (Mike Winklemann), segundo um tweet feito hoje, 23 de Março, pelo artista. A peça cham-se “Frente dos Oceanos” e faz parte de uma iniciativa de combate às alterações climáticas.
O NFT vendido fazia parte de uma colecção de arte denominada CarbonDrop. A colecção possui artes digitais de autores como Sara Ludy, Refik Anadol, Andres Reisinger e outros.
O dinheiro conseguido com a venda de cada uma das obras da colecção será canalizado para o combate às alterações climáticas.
Em reacção à compra, Beeple expressou o seguinte:
FUCKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!1111111 MASSIVE CONGRATS TO @justinsuntron !!!!!!!!!!!1111
SIX MILLION DOLLARS for climate change. THIS is what we need to enact real meaningful change… to work TOGETHER instead of fighting one another. ???
we CAN do this, we WILL do this. ?? pic.twitter.com/htsWhv503l
— beeple (@beeple) March 23, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Parabéns ao Justin Sun. Seis milhões de dólares para as mudanças climáticas. É disso que precisamos para realizar uma mudança significativa e real. Trabalhar juntos em vez de lutar uns contra os outros.
A compra da obra parece ter resultado de uma batalha entre Justin Sun e um indivíduo cuja identidade está por se revelar, aparecendo apenas como 3fmusic no Twitter.
Justin Sun conseguiu vencer o seu oponente não identificado oferecendo 6 milhões de dólares pela obra de arte, enquanto 3fmusic ofereceu apenas 5,5 milhões de dólares pelo NFT.
A compra ocorre um mês depois de Beeple efectuar a maior venda de um NFT já registado neste ano. Na altura, a obra de arte foi vendida por 69 milhões de dólares a um anónimo cujo pseudônimo registado é “Metakovan”.
NFT: um sector em crescimento
Os NFTs vêm crescendo bastante. Se em 2019 o sector atraía apenas um pequeno grupo de pessoas, actualmente o sector NFT já conta com 24 bilhões de dólares em investimento.
Nesta altura, Theta Network é o maior projecto focado em NFT e conta com uma capitalização de mercado de 11 bilhões de dólares, ao passo que o projecto de tokens de fãs Chiliz fica em segundo lugar com uma capitalização de mercado de 2,78 bilhões de dólares.
Beeple mantém-se relaxado, apesar de já ser milionário com as vendas de NFTs
Beeple é um dos artistas vivos mais valorizados do mundo que chegou às manchetes este mês após uma das suas obras de arte digital ter arrecadado 69 milhões de dólares num leilão. Com a venda, o artista obteve mais de 53 milhões de dólares em ETH.
Algumas das suas obras de arte antigas também renderam-lhe milhões de dólares em leilões nos vários mercados digitais, elevando o artista digital de longa data a uma espécie de cripto celebridade da internet.
No entanto, apesar do dinheiro e da fama recém-descoberta, Beeple mostra-se inseguro sobre o quão longe os NFTs podem chegar. “Acho que há uma boa chance de que esteja numa bolha”, disse o artista numa declaração recente ao Business Insider.
Beeple disse mais:
Haverá um momento em que perceberemos que ficamos um pouco malucos e atribuímos um valor insano à porcaria.
Posto isto, o artista afirmou que os NFTs e a criproarte foram indiscutivelmente a evolução natural da arte digital como um todo. Mas, Beeple chama atenção às pessoas que pensam nisso como uma forma de ganharem dinheiro fácil: “apenas fazer um NFT não dá valor algum”.
LEIA TAMBÉM
Dólar Digital: Boston Fed e MIT Lançarão Protótipos em Julho
NFT: Publicação do CEO do Twitter foi Vendida por Quase 3 Milhões de Dólares em ETH