A gigante norte americana de serviços financeiros, Visa, usará o USD Coin (USDC) para liquidar transações na Ethereum. Deste modo, a Visa vai tornar-se na primeira grande rede de pagamentos a usar um criptoactivo estável como moeda de liquidação.
De acordo com um anúncio feito hoje, a Visa uniu forças com a Crypto.com para trazer oe seu primeiro programa de liquidação não fiduciário. Por meio desta parceria, a gigante norte americana sediada em São Francisco, oferecerá um sistema de liquidação de criptoactivos para transações fiduciárias com base na blockchain Ethereum.
O processo de liquidação padrão da Visa exige que as partes liquidem numa moeda fiduciária tradicional. Isso poderá “adicionar custo e complexidade para empresas construídas a base de criptoactivos.
Mas, segundo o comunicado, a empresa fornecerá liquidações em USD Coin que podem ajudar as empresas de criptoactivos a avaliar fundamentalmente novos modelos de negócios sem a necessidade de um decreto tradicional nos seus fluxos de trabalho de tesouraria e liquidação.
O comunicado diz ainda que o sistema permitirá que a Crypto.com, e outras empresas de criptoactivos no futuro, enviem USDC para o endereço Ethereum da Visa de modo a liquidar as transações no programa do cartão Visa da bolsa.
Este procedimento resultará numa conexão entre a tesouraria da Visa e a plataforma criptográfica Anchorage
Com a parceria, a Visa será também capaz de “apoiar directamente as novas moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs) à medida que forem surgindo no futuro”, realçou o anúncio.
Em reacção ao anúncio, Jack Forestell, vice-presidente executivo e director de produção da Visa disse:
O anúncio de hoje constitui um marco importante na nossa capacidade de atender às necessidades das fintechs que gerenciam os seus negócios por meio de uma moeda estável ou criptoactivo e é realmente uma extensão do que fazemos todos os dias, facilitando com segurança os pagamentos em todas as moedas diferentes em todo o mundo.
As duas empresas aprofundaram as suas relações no início deste mês, quando a Crypto.com uniu-se definitivamente à rede Visa, intensificando o seu programa de cartão de débito criptografado.
O anúncio da Visa teve, instantaneamente, um efeito positivo no preço da ETH. O criptoactivo atingiu um pico acima de 1.750 dólares logo após o anúncio surgir.
LEIA TAMBÉM
Binance Smart Chain Lança Token IOTA ao seu Ecossistema