Os funcionários das agências reguladoras financeiras da União Européia (UE) e dos Estados Unidos da América (EUA) realizaram nos dias 24 e 25 de deste mês uma reunião virtual do Joint Financial Regulatory Forum, na qual foram analisadas várias questões, dentre as quais as CBDCs e as Stablecoins.
Entre os membros dos EUA pertencentes no fórum estavam altos funcionários da Securities and Exchange Commission (SEC), o Departamento do Tesouro e altos funcionários de agências reguladoras independentes.
Entre os representantes da UE estiveram personalidades do Banco Central da Europa, membros da Comissão Europeia, e de várias outras agências reguladoras.
Criptoactivos, CBDC e Stablecoins na mesa do debate
Ao todo, seis temas principais foram abordados durante a reunião virtual que durou dois dias. No entanto, a palestra centrou-se, sobretudo, no pacote de estímulo à pandemia da COVID-19 e como reduzir o impacto econômico nas nações.
Os membros analisaram, por outro lado, os actuais desenvolvimentos regulatórios e as novas classes de activos, incluindo os criptoactivos, as stablecoins e as CBDCs. Foi também abordado o controlo da lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
A Criptomoeda do Banco Central dos EUA
Apesar de não haver planos concretos dos EUA para emitir uma moeda digital do banco central, a filial da Reserva Federal dos EUA, a Boston Fed, realizou um estudo sobre a viabilidade de uma CBDC no país.
Este estudo inicial foi realizado em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Em reacção à iniciativa, a American Banking Association disse que uma moeda digital do banco central retrocederia os sistemas de pagamento para muitos anos atrás.
No entamto, Janet Yellen, a secretária do Tesouro dos EUA, defende que um projecto de CBDC permitiria aos americanos ter acesso aos serviços bancários mais facilmente.
Yellen, entretanto, não tem o mesmo optimismo quando se trata de outros criptoactivos. Janet Yellen já havia dito, por exemplo, que o Bitcoin é muito especulativo e que não é uma forma eficiente de realizar transacções financeiras.
LEIA TAMBÉM
Yetubit Faz Parceria Com a VinDAX Exchange Para Listagem da Primeira Criptomoeda Angolana