O preço médio dos tokens não fungíveis (NFTs) caiu 70% desde o seu mais recente recorde. Esta queda no preço médio sugere que a febre NFT pode estar no fim, afirmam os especialistas da Bloomberg.
De acordo com os dados do Nonfungible.com, uma plataforma que monitora vários mercados NFT, o preço médio dos tokens não fungíveis atingiu o pico de cerca de 4.300 dólares em 22 de fevereiro deste ano.
Mas, o mercado baixou significativamente de rendimento desde então, porque o preço médio caiu para cerca de 1.400 dólares até ontem, dia 4 de Abril.
O recorde histórico coincidiu com a venda da obra Everydays: The First 5000 Days, uma obra do artista digital Beeple, que foi vendida por 69 milhões de dólares.
Após esta venda, o preço médio dos NFTs caiu para 650 dólares, embora tenha subido brevemente mais uma vez para 3.600 dólares no dia 11 de Março.
A opinião dos especialistas
Chris Wilmer, um acadêmico da Universidade de Pittsburgh que também co-edita um jornal de pesquisa blockchain, disse:
Não faz sentido caracterizar um conceito como uma bolha financeira. NFTs não estão numa bolha.
Haverá manias e exuberância irracional, mas as criptomoedas estão claramente aqui para ficar conosco por um longo prazo e os NFTs provavelmente também.
NFTs são para “vigaristas e vigaristas internacionais”
O preço da obra NFT de Beeple fez dela a terceira peça de arte mais cara já vendida por um artista vivo, perdendo apenas para Jeff Koons e David Hockney.
Este último, revelou recentemente que não é fã de NFTs, chamando-os de uma ferramenta para “vigaristas e vigaristas internacionais”.
Em 2018, Hockney vendeu a sua pintura física, chamada “Retrato de um artista (piscina com duas figuras),” por 90,3 milhões de dólares através da casa de leilões Christie, a mesma que vendeu as obras de arte de Beeple recentemente.
Durante um recente podcast no “ Waldy e Bendy’s Adventures in Art ”, David Hockney disse que os NFTs podem ser facilmente “perdidos” e não podem ser comparados aos objectos físicos reais.
Hockney observou: “as coisas podem se perder no computador, não é? Eles [NFTs] ficarão, no futuro, perdidos no computador, mesmo quando a nuvem começar a funcionar.
As preocupações de Hockney têm razão de ser. Porque, os NFTs não contêm, na verdade, as obras de arte anexadas a eles. Em essência, esses tokens são apenas links criptografados para arquivos tradicionais hospedados num servidor.
Se o servidor cair, os proprietários de NFTs não conseguirão nem mesmo acessar directamente os arquivos digitais que os seus tokens representam.
Da mesma forma, Hockney também não ficou impressionado com o preço da obra de arte de Beeple, chamando-a de uma colecção de “pequenas coisas bobas”.
Sobre a arte de Beeple, David Hockney comentou:
Eu vi as fotos, mas pareciam coisinhas bobas. Não consegui descobrir o que era.
Enquanto isso, a startup de desenvolvimento de blockchain, Enjin, anunciou recentemente o lançamento de uma nova rede descentralizada dedicada especificamente aos NFTs.
LEIA TAMBÉM
The Weeknd Faz Mais de 2 Milhões de Dólares com Vendas de NFTs
Bitcoin: Novas Regulamentações Podem Estar a Caminho, Sugere Ex-presidente da SEC