O Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas Para a Criança (UNICEF) recebeu uma doação de 1 milhão de dólares em Bitcoin na última semana por meio da sua CryptoFund lançada em 2020, e do seu Fundo de Inovação.
@HuobiCharity joins @UNICEF Innovation in
supporting early-stage #opensource projects for
social impact. This $1M commitment in
BTC+USD to @UNICEFInnovate will help shape a
brighter future #ForEveryChild.Read more: https://t.co/Vov54UXw0s pic.twitter.com/QCsiUwbZUn
— UNICEF Innovation (@UNICEFinnovate) April 6, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
A doação do Bitcoin foi feita a dois órgãos da UNICEF. Um deles é o UNICEF CryptoFund, um novo meio financeiro que permite ao órgão das Nações Unidas (ONU) receber, manter e desembolsar criptomoedas.
O Fundo de Inovação da UNICEF, o segundo órgão em causa, é um fundo conjunto projectado especificamente para financiar tecnologias de código aberto em estágios iniciais que podem beneficiar as crianças.
A doação foi feita pela empresa Huobi Global, um conglomerado de criptomoedas mais conhecido pela sua exchange de criptomoedas e serviços de comércio institucional.
A iniciativa da Huobi representa, assim, um dos primeiros movimentos envolvendo o Bitcoin na história da UNICEF, sendo o fundo, por outro lado, mais um canal que se abre para a maior adopção das criptomoedas no futuro.
Bitcoin para o mundo
We’re excited to welcome @HuobiGlobal in our efforts exploring #blockchain technologies for social impact!
Their commitment will support our @UNICEF Innovation Fund and CryptoFund, shaping and accelerating #techforgood.
Read more: https://t.co/Vov54UFV8U pic.twitter.com/JwNl7A7kNE
— UNICEF Innovation (@UNICEFinnovate) April 6, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
O Fundo de Inovação da UNICEF recebeu, até agora, contribuições de 34,9 milhões de dólares, sendo 2.267 Ethereum e 8 Bitcoin.
Os dois fundos visam ajudar a promover o desenvolvimento e a inovação global da tecnologia blockchain com o potencial de criar um impacto positivo nas crianças e jovens de todo o mundo.
Os fundos também fornecem investimentos fiduciários e em criptomoedas para startups em estágios iniciais para ajudar a acelerar a inovação tecnológica de modo a beneficiar crianças em todo o mundo.
Ao distribuir fundos em criptomoedas, a UNICEF, doadores, destinatários e o público podem rastrear para onde os activos estão a ser direccionados e como estão a ser gastos, proporcionando um nível sem precedentes de transparência no financiamento e no espaço das Organizações Não Governamentais (ONGs).
Por que a UNICEF aceitou criptomoedas?
Justificando a aceitação de criptomoedas pelo órgão, Thomas Davin, Director do Escritório de Inovação da UNICEF, disse:
O Fundo de Inovação da UNICEF é um fundo conjunto de 34,9 milhões que investe em tecnologias emergentes de código aberto e em estágios iniciais, com potencial para beneficiar crianças em escala global.
Sobre as criptomoedas e a tecnologia blockchain, Thomas Davin disse:
Não vimos nenhum outro cluster de tecnologia com crescimento mais acentuado nos últimos anos, ou mais potencial para resolver qualquer problema concebível do que Bitcoin, Ethereum e outros aplicativos de tecnologia de blockchain.
Por outro lado, o CryptoFund fez, até agora, mais de 12 investimentos em empresas de tecnologia para ajudar as economias em desenvolvimento e emergentes que receberam anteriormente até 100.000 dólares do Fundo de Inovação da UNICEF, reiterou o director.
Para a UNICEF, estes investimentos em criptomoedas têm como objetivo ajudar as empresas a continuar a desenvolver os seus bens públicos digitais e de código aberto.
Para concluir, Thomas Davin disse que as startups que recebem investimento em criptomoedas devem usá-las em criptomoedas. Isso permite que a UNICEF e os seus doadores entendam melhor onde o investimento está a ser gasto.
LEIA TAMBÉM
“Prepara-te Para o Futuro Incerto do Dinheiro” – O Alerta é da Inteligência Financeira dos EUA
Criptomoedas: Proibir o Bitcoin Seria Uma Tolice, Afirma Representante da SEC dos EUA