A criptomoeda apoiada pelo Facebook, Diem, deverá ser testada ainda este ano, embora de uma forma muito mais limitada que o previsto inicialmente.
De acordo com o relatório da CNBC, a Diem Association, organização sem fins lucrativos sediada na Suíça que supervisiona o desenvolvimento da criptomoeda, pretende fazer um teste piloto com uma única moeda estável atrelada ao dólar americano neste ano.
O relatório refere que o teste piloto será feito em pequena escala, concentrando-se sobretudo nas transacções entre os consumidores individuais.
A criptomoeda que foi anunciada pela primeira vez em 2019, sob o nome “Libra”, foi inicialmente concebida para ser uma moeda universal vinculada a um conjunto de moedas soberanas, tais como o dólar americano e o euro.
Desde então, muita alterações foram sendo feitas no projecto em função da saída de alguns membros como a Visa, a Mastercard, a Stripe e, mais recentemente, com a saída de Kevin Weil, um executivo do Facebook, Co-fundador e mentor da criptomoeda.
Diem VS Reguladores
O projecto de criptomoeda também enfrentou e vem enfrentando uma forte oposição dos reguladores em todo o mundo, com realce aos raguladores europeus e norte-americanos.
Os reguladores temem que a criptomoeda passe a ameaçar a estabilidade monetária dos seus bancos centrais e permita a lavagem de dinheiro.
Por outro lado, o envolvimento do Facebook na criação da criptomoeda também suscitou várias discussões sobre como a gigante das redes sociais protegeria a privacidade dos usuários.
Recordemo-nos que a privacidade é um aspecto em que a rede social Facebook vem sendo testada constantemente.
Segundo o Portal de T.I, um site de notícias angolano especializado em matérias de tecnologias de informação, a rede social sofreu, no dia 3 de Abril, um ataque maciço no qual 533 milhões de dados pessoais dos seus usuários foram roubados, incluindo dados de cidadãos angolanos.
LEIA TAMBÉM
CBDC: Banco da Inglaterra Cria Força Tarefa Para Estudar a Criação do “Britcoin”, a Moeda D