O governador do banco central da Turquia, ?ahap Kavac?o?lu, disse nesta, sexta-feira, que o Ministério das Finanças poderá disponibilizar a regulamentação das criptomoedas dentro de duas semanas. O governador descartou, desde já, uma proibição total do uso dos activos digitais no país.
A Turquia, tal como a Nigéria, parece ter compreendido a complexidade que implica a proibição do uso das criptomoedas, visto que para se ter êxito nessa empreitada seria necessário, como disse Hester Peirce, cortar o acesso à internet a todos.
Ora, falando sobre a dificuldade em proibir as criptomoedas no canal estatal de notícias TRT, o governador do banco central disse:
Não se resolve nada proibindo simplesmente as criptomoedas, e não temos qualquer intenção de fazê-lo.
O governador não especificou como seria a regulamentação que o Ministério das Finanças está a criar, no entanto espera-se que o regulamento clarifique a definição legal das criptomoedas no país, bem como o modo como estas devem ser armazenadas.
De acordo com o director de pesquisa da Icrypex, Beste Naz Süllü, o governo quer, com a regulamentação, esclarecer em que jurisdição as criptomoedas serão armazenadas.
Em defesa da economia…
?ahap Kavac?o?lu disse que a regulamentação é necessária para evitar a contínua saída de altas quantidades de fundos do país por meio das criptomoedas.
O governador não avançou números, mas chegou mesmo a afirmar que os fundos saídos do país são enormes e que o governo turco nem sequer sabe se estes fundos voltarão algum dia à Turquia.
Sobre a proibição dos pagamentos envolvendo as criptomoedas
Segundo o governador do banco central, a decisão de proibir os processadores de pagamento de lidarem com as criptomoedas foi necessária para restaurar a supervisão do governo sobre as redes de pagamentos.
Pois, os processadores, diferente dos bancos, possuem uma infraestrutura fraca.
Assim, o novo regulamento, disse o governador, exigirá provavelmente que as exchanges de criptomoedas possuam licenças e atendam aos padrões adicionais.
Isso significa que algumas das 31 exchanges de criptomoedas do país poderão ter de parar os seus trabalhos se não cumprirem os padrões do governo.
LEIA TAMBÉM
Turquia Bane Todas as Formas de Pagamento Envolvendo Bitcoin
Diem, a Criptomoeda Apoiada Pelo Facebook, Poderá ser Testada Neste Ano