Bom, se acha que as criptomoedas que comprou através do PayPal são oficialmente suas, é melhor sentar e apanhar um pouco de ar. A verdade é que quem compra criptomoedas pelo PayPal não recebe as chaves privadas dos activos.
As divisões de criptomoedas do PayPal indicam que o dinheiro não pode ser transferido para nenhuma outra plataforma. Deste modo, você pode comprar as unidades e ganhar dinheiro com elas, mas por não poder movimentá-las, os activos permanecem sob o controlo do PayPal.
Mike Bucella – sócio geral da Block Tower Capital, explicou a situação numa entrevista dizendo:
O PayPal gere as carteiras, o que significa que você não possui necessariamente o seu próprio Bitcoin.
Ao que parece, a relação entre o PayPal e os seus clientes de criptomoedas assume uma forma semelhante ao modo como os bancos tradicionais operam.
Ou seja, alguém deposita o seu dinheiro numa conta, o que significa que, embora o dinheiro seja tecnicamente seu, ele não está disponível na agência em que você deposita os fundos.
Desta forma, os bancos tradicionais usam o dinheiro depositado para outros fins e mantêm um registo do quanto é devido ao depositante, caso este precise sacar o dinheiro.
O PayPal, segundo o gerente geral da Ripple, Asheesh Birla, opera mais ou menos da mesma forma.
Asheesh Birla argumentou:
É como quando você deposita dólares americanos no Bank of America. Você está a confiar que o Bank of America realmente tem os seus dólares americanos na sua conta bancária.
Consequências desta forma de actuação
Esta forma de actuação cria problemas, porque é exactamente o oposto do modelo de actuação das criptomoedas.
Elas são criadas para serem totalmente descentralizadas, mas agora temos uma plataforma que opera de forma bastante centralizada, o que é exactamente o que os criptocriadores não queriam.
Os activos digitais foram projectados para a propriedade individual e independência financeira, e o facto de tantos usuários da plataforma não receberem isso quando compram criptomoedas provavelmente cria um mau ambiente.
O PayPal entrou no universo das criptomoedas em outubro de 2020. Na altura, o Bitcoin era negociado por aproximadamente 10 mil dólares por unidade.
A partir daí, muitos analistas e especialistas da indústria afirmaram que a adopção do PayPal influenciaria numa subida do Bitcoin muito mais rápido do que se podia prever.
LEIA TAMBÉM
Governador do Banco da Inglaterra Fala Sobre o Perigo do Investimento em Criptomoedas
Binance Vai Listar o Shiba Inu Após o Matador da Dogecoin Registar um Crescimento de 70% em 24 Horas